/ MESTRADOS

Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas

Vídeo de apresentação do curso

Apresentação


Este mestrado centra-se no impacto que dinâmicas contemporâneas como digitalização, urbanização, transformações ambientais e climáticas têm nas relações entre pessoas, comunidades ou diferentes populações (humanas e não-humanas) quer seja numa escala local ou planetária.

O mestrado privilegia diálogos inter/multidisciplinares entre ciências naturais e sociais e humanas, bem como trabalhos criativos que vão além academia e almejem a transformação individual e societal.

Sediado no DCV, o mestrado tem docentes de diferentes áreas do conhecimento – ciências socias e naturais – que trabalham em várias áreas geográficas - Portugal, África, Ásia e Antártida entre outras.

Plano do curso

1º ANO - 1º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Ciência, história e políticas das alterações climáticas Obrigatória Interdisciplinar 6
Desenvolvimento, sustentabilidade e desafios ambientais Obrigatória Ant. Social e Cultural 6
Etnografia, epistemologia e cosmovisões Obrigatória Ant. Social e Cultural 6
Tecnologia, Poder e Cultura Obrigatória Ant. Social e Cultural 6
Ética Global Obrigatória Interdisciplinar 6

1ª ANO - 2º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Alimentação, Saúde e Desigualdades Sociais Obrigatória Interdisciplinar 6
Antropologia, Saúde Global e Ambiente(s) Obrigatória Ant. Social e Cultural 6
Antropologia, pós-humanidade e hiper-objectos Obrigatória Ant. Social e Cultural 6
Métodos de Investigação Obrigatória Ant. Social e Cultural 6
Seminário Obrigatória Interdisciplinar 6

2º ANO

NOME DA CADEIRA REGIME TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Projeto 1º semestre Obrigatória Antropologia 6
Dissertação Científica Anual Opcional Antropologia 54
Estágio Anual Opcional Antropologia 54
O trabalho a desenvolver durante um ano letivo, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS.
As unidades curriculares optativas são anualmente oferecidas consoante a disponibilidade da Unidade Orgânica.

Informações gerais

  • Nome do curso: Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas
  • Tipo: 2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Prof. Doutor Jorge Varanda (jorge.varanda@uc.pt)
  • Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor Gonçalo Duro dos Santos (gsantos@uc.pt)
  • Objectivos: A comunidade científica é unânime em afirmar que o impacto das alterações climáticas coloca em risco a vida na Terra. A Antropologia é a disciplina-chave para melhor compreender e pensar soluções integradas e inclusivas a estes desafios, pois na sua matriz privilegia a atenção à relação humano(s)-ambiente(s) em vários contextos do globo, desenvolvendo abordagens holísticas e interdisciplinares.
    O mestrado “Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas”, direcionado para o estudo do(s) futuro(s) globais de humano(s) e não-humanos(s) é uma oferta de formação avançada, conducente a um pensamento crítico sobre a íntima inter-relação entre a transformações socio-económico-político globais e alterações climáticas.
    Por se materializar no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra este mestrado favorece reflexões inter e multidisciplinares inovadoras sobre as relações multi-espécies e o natural/natureza.
    O mestrado formará especialista dotados de ferramentas analíticas e metodológicas que lhes permitam propor estratégias de desenvolvimento inovadoras conducentes a sociedades inclusivas e justas contribuindo, em paralelo, também para a salvaguarda da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas.
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Saídas Profissionais: O Mestrado confere formação científica que permite aos alunos a prestação de serviços em varias entidades a nível nacional e internacional. No campo nacional: Técnicos superiores em organismos Nacionais do Estado; Técnicos Superiores em câmaras municipais ou outros organismos regionais do Estado; Técnicos superiores em empresas com áreas de responsabilidade ambiental e social; Instituições de Ensino Superior e/ou Laboratórios e/ou centros de Investigação para a persecução da formação ou investigação. Peritos nacionais e internacionais em temas relacionados com ambiente, saúde e urbanização, cultura, património ou Religiosidade; Técnicos ou Peritos em Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não-governamentais). A nível internacional: Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não-governamentais), Agências internacionais, Centros de investigação internacionais.
  • Numerus clausus: 20
  • Valor anual da propina: Estudante Nacional: 1.100€ / Estudante Internacional: 7.000€
  • Condições de ingresso: Podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Antropologia ou outros cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, da área da Saúde e Proteção Social, Direito, Ciências Económicas, cursos de Ciências Biológicas ou Ecologia.
  • Mais informação: Website da UC

Dissertações apresentadas

Pode CONSULTAR as dissertações que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida no âmbito deste mestrado.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO