/ MESTRADOS

Mestrado em Biologia Marinha e Alterações Globais

Vídeo de apresentação do curso

Apresentação

Seguindo os objetivos das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030, este mestrado fornece uma formação importante inter e multidisciplinar sobre biologia marinha, sustentabilidade dos recursos marinhos e como estes podem ser afetados pelas alterações climáticas (ex. sustentabilidade de recursos marinhos, serviços de ecossistemas, biotecnologia marinha, conservação, pescas, aquacultura). O programa possui professores experientes a lecionar e a fazer investigação nestas áreas em que se pretende uma proximidade com os alunos. Este Mestrado incluirá um leque de unidades curriculares relevantes à área e a necessidade da elaboração de uma dissertação ou estágio (em instituições creditadas, como Universidades, empresas ou organizações relacionadas com a área do mestrado) num dos temas do Mestrado, de modo a permitir desenvolver competências importantes na carreira futura dos alunos.

Plano do curso

1º ANO - 1º Semestre

Botânica Económica Marinha Obrigatória Biologia Marinha 6
Ciência, história e políticas das alterações climáticas Obrigatória Interdisciplinar 6
Ecologia das Populações Obrigatória Biologia Marinha 6
Oceanografia Biológica Obrigatória Biologia Marinha 6
Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Espacial Obrigatória Interdisciplinar 6

1º ANO - 2º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Aquacultura, Pescas e Sustentabilidade dos Recursos Marinhos Obrigatória Biologia Marinha 6
Conservação e Gestão da Biodiversidade Obrigatória Biologia Marinha 6
Introdução a Políticas do Mar Obrigatória Biologia Marinha 6
Seminário em Biologia Marinha Obrigatória Biologia Marinha 6
Opção 1 Opcional 6
O estudante deverá inscrever-se numa cadeira de opção, da lista que se segue, para perfazer 30 ECTS:
Escrita Científica Opcional Interdisciplinar 6
Indicadores de Qualidade Ambiental Opcional Biologia Marinha 6
Recursos Marinhos e Biotecnologia Marinha Opcional Biologia Marinha 6
Análise de Dados em Ecologia Opcional Interdisciplinar 6

2º ANO

NOME DA CADEIRA REGIME TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Projeto de Tese em Biologia Marinha e Alterações Globais 1º Semestre Obrigatória Biologia Marinha 3
Dissertação em Biologia Marinha, Recursos e Alterações Climáticas Anual Opcional Biologia Marinha 57
Estágio em Biologia Marinha, Recursos e Alterações Climáticas Anual Opcional Biologia Marinha 57
As unidades curriculares optativas são anualmente oferecidas consoante a disponibilidade da Unidade Orgânica.
O trabalho a desenvolver durante um ano letivo, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS.

Informações gerais

• Nome do curso: Mestrado em Biologia Marinha e Alterações Climáticas
  • Tipo: 2º Ciclo
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Prof. Doutor José Xavier (jxavier@zoo.uc.pt)
  • Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor António Coutinho (cafe@bot.uc.pt)
  • Objectivos: O Mestrado em Biologia Marinha e Alterações Globais dá formação científica e técnica, multidisciplinar, a nível avançado, em áreas de forte desenvolvimento atual da Biologia Marinha, essenciais para a compreensão do funcionamento dos Oceanos, seus recursos e as suas ameaças. O plano de estudos inclui disciplinas das Ciências Naturais que têm sido fundamentais para o avanço do conhecimento em Biologia Marinha e Alterações Globais.
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Saídas Profissionais: O Mestrado em Biologia Marinha e Alterações Globais inclui técnicos em Biologia Marinha, Recursos Marinhos, Sustentabilidade e Alterações Climáticas; Peritos nacionais e internacionais no sector da aquacultura; Gestores de ambiente e responsabilidade ambiental e social das empresas; Técnicos superiores em câmaras municipais e organismos do estado (ICNF, APA, DGAV, ONGs); Técnicos superiores em empresas do sector agroambiental (ex. produção animal); Técnicos responsáveis pelo apoio à inovação empresarial. Alunos também poderão prosseguir para estudos de Doutoramento.
  • Numerus clausus: 20
  • Valor anual da propina: Estudante Nacional: 1.100€ / Estudante Internacional: 7.000€
  • Condições de ingresso: Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Marinha e Alterações Globais os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Biologia, Bioquímica, Ciências do Meio Aquático, ou outras Ciências relacionadas com a temática do Mestrado.
  • Mais informação: Website da UC

Tópicos de investigação e respetivos orientadores (2022-23)

CONSULTE este documento. Foi elaborado para ajudar os futuros alunos a entrar em contacto com os orientadores que correspondam aos tópicos dos seus interesses. Pode usar esta lista para abordar vários orientadores e discutir ideias de pesquisa que deseja desenvolver durante sua dissertação.

Se precisar de ajuda, inclusive para estágios, contacte o coordenador do mestrado, o Prof. José Xavier (jxavier@zoo.uc.pt)

Dissertações apresentadas

Pode CONSULTAR as dissertações que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida no âmbito deste mestrado.