DCV integra projeto europeu de conservação de polinizadores selvagens
O DCV integra o novo projeto europeu BeeConnected SUDOE – Restauração de Infraestruturas Verdes para os Polinizadores em Paisagens Fragmentadas, financiado pela União Europeia (Interreg SUDOE). Em Portugal, o projeto conta com a participação dos professores João Loureiro e Sílvia Castro, do Departamento de Ciências da Vida (DCV), em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra.
Nos próximos três anos, serão implementadas ações de restauro ecológico no contexto urbano e periurbano de Coimbra, incluindo a criação de pequenas áreas verdes, semeadura de plantas autóctones e instalação de locais de refúgio e nidificação para insetos polinizadores. Estas medidas visam aumentar a conectividade ecológica entre habitats isolados e promover a biodiversidade.
O projeto BeeConnected é coordenado pela Universidade Autónoma de Madrid e reúne instituições científicas e autoridades locais de Portugal, Espanha e França. Em Portugal, o DCV assume um papel ativo na ciência e na implementação local de medidas que respondem aos desafios do Pacto Ecológico Europeu.