Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Doutoramento em Engenharia do Ambiente

Nome do curso Doutoramento em Engenharia do Ambiente
Tipo de curso Estudos de 3.º Ciclo - Doutoramento
Classificação atribuída Doutoramento
Coordenação do cursoMaria da Conceição Morais de Oliveira Cunha

Prof.ª Doutora Maria da Conceição Morais de Oliveira Cunha

E-mail de contactomccunha@dec.uc.pt
Objetivos

O Programa de Doutoramento em Engenharia do Ambiente tem o objetivo de contribuir para a formação de investigadores solidamente preparados para promover o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica no domínio da Engenharia do Ambiente, não só em estabelecimentos de ensino superior e em laboratórios de investigação, mas também em instituições públicas e em empresas, em Portugal e no estrangeiro.

Em termos mais específicos, é objetivo do programa concorrer para a formação de recursos humanos na área da Engenharia capazes não só de analisarem problemas ambientais complexos tendo em conta as suas dimensões ecológica, social, económica e tecnológica de forma integrada, como também, e principalmente, de conceberem soluções mais eficientes e sustentáveis para esses problemas. Dadas as cada vez maiores exigências da sociedade nesta matéria, é fundamental que as empresas, o Estado e até as organizações não governamentais disponham de técnicos e investigadores altamente qualificados. Em última análise, o Programa de Doutoramento tem por objetivo dar resposta a esta necessidade.

Descrição da Estrutura Curricular

O Programa de Doutoramento em Engenharia do Ambiente é constituído por uma primeira parte curricular, designada "curso de doutoramento" nos termos da alínea b) do artigo 31º do Decreto-Lei nº 74/2006, republicado em 25 de Junho de 2008 com as alterações introduzidas pelo Decreto-lei nº 107/2008, e por uma segunda parte destinada à elaboração de uma tese, nos termos da alínea a) do mesmo artigo.

O curso de doutoramento é composto por dois semestres letivos com 30 ECTS cada. No primeiro semestre têm lugar cinco unidades curriculares optativas, para permitir aos alunos adquirir ou aprofundar conhecimentos relevantes na área temática em que irão desenvolver a tese. No segundo semestre têm lugar duas unidades curriculares obrigatórias, especificamente dirigidas à preparação do trabalho de investigação a desenvolver nos 2.º e 3.º anos: Metodologias de Investigação e Projeto de Tese. No Projeto de Tese terão lugar os trabalhos preliminares de contextualização e avaliação de possibilidades de desenvolvimento da área temática considerada para a tese, nomeadamente a pesquisa bibliográfica e infográfica, e a recolha e tratamento inicial de dados, quando aplicável.

Plano de estudos
Consulte aqui.
Duração6 Semestres
ECTS 180
Saídas Profissionais

Laboratórios de investigação.

Ensino superior.

Instituições públicas e em empresas.


DOCUMENTOS

Diário da RepúblicaNeste documento pode consultar o Despacho de criação do curso.