Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Doutoramento em Engenharia Civil

Nome do curso Doutoramento em Engenharia Civil
Tipo de curso Estudos de 3º Ciclo - Doutoramento
Classificação atribuída Doutoramento
Coordenação do cursoSérgio Manuel Rodrigues Lopes

Prof. Doutor Sérgio Manuel Rodrigues Lopes

E-mail de contactosergio@dec.uc.pt
Objetivos

Em conformidade com o Regulamento dos Programas de Doutoramento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o presente programa tem o objetivo de contribuir para a formação de investigadores solidamente preparados para promover o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica no domínio da Engenharia Civil, não só em estabelecimentos de ensino superior e em laboratórios de investigação, mas também em instituições públicas e em empresas, em Portugal e no estrangeiro.

Em termos mais específicos, é objetivo do programa é concorrer para formar recursos humanos mais qualificados para três setores fundamentais da economia portuguesa: os setores da construção, das obras públicas e dos transportes. Dada a importância que estes setores têm em matéria de emprego e de rendimento (cada vez mais por via da exportação de serviços), é fundamental que a atividade produtiva desenvolvida no seu âmbito se torne cada vez mais evoluída. Para isso é necessário dispor de técnicos e investigadores cada vez mais qualificados. Em última análise, o Programa de Doutoramento tem por objetivo dar resposta a esta necessidade.

Descrição da Estrutura Curricular

O Programa de Doutoramento em Engenharia Civil tem 180 ECTS e uma duração de seis semestres curriculares de trabalho. É constituído por uma primeira parte curricular, designada "curso de doutoramento" nos termos da alínea b) do artigo 31º do Decreto-Lei nº 74/2006, republicado em 25 de Junho de 2008 com as alterações introduzidas pelo Decreto-lei nº 107/2008, e por uma segunda parte destinada à elaboração de uma tese, nos termos da alínea a) do mesmo artigo.

O curso de doutoramento é composto por dois semestres letivos com 30 ECTS cada, que podem incluir um número variado de unidades curriculares optativas, consoante a área de especialização selecionada de entre as seis disponíveis: Construções, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, Mecânica Estrutural e Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação. Além das unidades curriculares optativas, no primeiro ano do curso tem lugar a unidade curricular obrigatória de Projeto de Tese, especificamente dirigida à preparação do trabalho de investigação a desenvolver nos 2.º e 3.º anos: a Tese de Doutoramento, com 120 ECTS).

Plano de Estudos Consulte aqui.
Duração 6 Semestres
ECTS 180
Saídas Profissionais

Laboratórios de investigação.

Ensino superior.

Instituições públicas e em empresas.

 
DOCUMENTOS
 
Diário da República Neste documento pode consultar o Despacho de criação do curso.