Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Programa Doutoral em Sistemas de Transportes

Nome do cursoDoutoramento em Sistemas de Transportes
Tipo de curso Estudos de 3.º Ciclo - Doutoramento
Classificação atribuída Doutoramento
Coordenação do cursoAntónio José Pais Antunes

Prof. Doutor António José Pais Antunes

E-mail de contactoantunes@dec.uc.pt
Objetivos

O objetivo que norteia as escolas promotoras do PDST é o de, através da congregação de esforços hoje dispersos por programas doutorais autónomos, desenvolver um programa doutoral único, de grande qualidade, capaz de ser uma referência em termos internacionais e de atrair, de todo o mundo, estudantes de elevado potencial. Para isso, é extremamente importante o facto do programa poder contar com o apoio do Massachusetts Institute of Technology (MIT), não só no presente, no âmbito do Programa MIT-Portugal, mas também, desejavelmente, no futuro, em consequência das fortes relações que têm vindo a ser criadas com aquele instituto.

Através do PDST, vai ser possível assegurar, de modo mais eficiente do que através dos programas autónomos existentes, a formação de investigadores solidamente preparados para promover o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica na área dos Sistemas de Transportes – não só em estabelecimentos de ensino superior e em laboratórios de investigação, mas também em empresas e instituições públicas – e, por isso, capacitados para encontrar soluções de transporte mais sustentáveis, técnica, social e ambientalmente, para dar resposta às necessidades de mobilidade de famílias e empresas.

Descrição da Estrutura Curricular O Programa Doutoral em Sistemas de Transportes (PDST) integra uma parte escolar — curso de doutoramento — com 60 ECTS e a elaboração de uma tese de doutoramento com 120 ECTS. A parte escolar compreende duas unidades curriculares obrigatórias (Metodologias de Investigação e Projeto de Tese em Sistemas de Transportes) e quatro unidades optativas. Pelo menos duas das unidades optativas têm de ser escolhidas entre as indicadas explicitamente no Plano de Estudos como “Optativas”. As restantes podem ser escolhidas de entre quaisquer outras unidades curriculares de doutoramento das universidades a que pertencem as escolas do PDST ou de escolas com que elas tenham protocolos de colaboração ao nível do doutoramento. A escolha tem de ter o acordo da Comissão Científica do programa.
Plano de Estudos Consulte aqui.
Duração 6 Semestres
ECTS 180
Saídas ProfissionaisCarreira docente do ensino superior, cargos superiores em organismos da administração pública e em empresas da área dos sistemas de transportes.
 
DOCUMENTOS
 
Diário da República Neste documento pode consultar o Despacho de criação do curso.