Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável

banner_MEAECS

Coordenação

Prof. Doutor Paulo Amado Mendes

Prof. Doutora Andreia Pereira

E-mail de contacto: meaecs @ dec.uc.pt

Informações detalhadas disponíveis na página geral de Cursos UC.

Objetivos:

O curso de Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável (MEAECS) propõe uma oferta formativa na área da engenharia civil, direcionada especificamente para os edifícios, mas de interesse para outros ramos da engenharia. O MEAECS é vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da acústica e da energia nos edifícios e na sua envolvente. Além da sua importância individual, estas duas temáticas apresentam, ainda, uma forte ligação a várias outras, designadamente às relacionadas com a reabilitação de edifícios e com a sustentabilidade da construção, temas de grande importância, reconhecida no contexto atual. Pretende-se, com este curso, dotar os alunos de conhecimentos teóricos avançados nos tópicos identificados, que sejam úteis do ponto de vista da aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação ao que tradicionalmente é lecionado em cursos de mestrado integrado. Pretende-se ainda transmitir aos técnicos que atuam na área dos edifícios conhecimentos avançados nos tópicos do comportamento acústico/vibracional e termo-energético dos edifícios.

Descrição da Estrutura Curricular:

O curso encontra-se estruturado em três semestres letivos, cada um com 30 ECTS. O primeiro semestre será constituído por um tronco comum, com 4 unidades curriculares de 6 ECTS cada, e duas com 3 ECTS. No segundo semestre, o aluno escolherá um de dois ramos de especialização ("Acústica e Vibrações em Ambiente Urbano" ou "Energia e Ambiente Interior"), no qual terá que concluir 4 unidades curriculares, de 4.5 ECTS cada. Adicionalmente, desenvolverá o projeto de dissertação (com 12 ECTS neste semestre). O terceiro semestre é inteiramente dedicado à elaboração da dissertação (30 ECTS).

Regime de Funcionamento:

O curso é ministrado em horário concentrado, às sextas-feiras, das 10h às 20h e ao sábado, das 10h às 20h. No próximo ano letivo, a iniciar em setembro de 2020, face à atual situação de pandemia e dificuldade de prever os constrangimentos a que podemos estar sujeitos, está também prevista a transmissão online das aulas, em tempo real e com partilha total de voz e de imagem, para os estudantes que enfrentarem dificuldades de deslocação ou estadia que o exijam.  Pensamos, no entanto, que, caso a situação de pandemia o permita, será da maior importância a participação presencial em dois momentos no ano (previsivelmente 4 semanas no mês de novembro de 2020 e 4 semanas durante o mês de abril de 2021), para a realização de visitas de estudo e trabalhos laboratoriais, mas também para uma experiência académica mais completa.

Início das aulas: 18 de Setembro de 2020

Plano de Estudos: consultar

Candidaturas: a segunda fase das candidaturas encontra-se a decorrer, de 1/4/2020 a 15/7/2020; e a terceira fase das candidaturas irá decorrer de 17/8/2020 a 15/9/2020, na página do Inforestud@nte

Mais informações: consulte o desdobrável do curso

AVISO: Os endereços de email que constam nesta página foram inseridos de modo a evitar o uso abusivo por programas automáticos de procura de endereços, procurando-se assim reduzir a receção de mensagens não solicitadas (spam). Lamentamos qualquer inconveniente que esta opção possa causar aos visitantes desta página.