Apresentação do Livro | Desafio aos Cristãos e a outras gentes - da "condição humana" para a vocação humana | 14 DEZ

14 dezembro, 2018
José Veiga Torres

No dia 14 de dezembro, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, pelas 18 horas, será apresentado o livro “Desafio aos Cristãos e a outras gentes - da "condição humana" para a vocação humana”, de José Veiga Torres, Professor Jubilado da FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O livro será apresentado por José Manuel Pureza, Professor  Catedrático da FEUC e Deputado na Assembleia da República.

A obra tem prefácio do Professor Sobrinho Simões.

Breve Biografia

José Veiga Torres é natural de Viana do Castelo. Professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é diplomado pela VI secção da “ École des Hautes Études en Sciences Sociales” e doutorado pela Universidade de Paris VII (Sorbonne Nouvelle).

Sinopse
No interior da história humana, houve um homem que desafiou a arrogância humana e que, divinamente, se rebelou contra o endeusamento humano e, humildemente, inverteu a falsa ordem das coisas e das pessoas, e desvendou o sentido da “vocação humana”, para lá da dramática e até trágica condição em que nos deixamos subjugar. Oculta-se a sua divina rebeldia, ou a sua sã radicalidade, transformando-a em regulada “religião”, na mediocridade de compromissos com quaisquer formas de poder e de vaidosos e efémeros prestígios mundanos, cobrindo-os de “sacralidade”. O “ser cristão”, como projeto de emancipação terrena e transcendente da “condição humana”, não escapa ao desafio da radical, pacífica e humilde rebeldia de Jesus.