Curso de Formação Acertar o Rumo — Programação em Java

Apresentação

O Curso de Formação “Acertar o Rumo – Programação em Java” desenvolve competências técnicas de programação em Java com uma abordagem que engloba formação teórica de base e forte componente prática em técnicas de programação.

O Curso é um programa formativo que inclui:

— Uma fase letiva em contexto de sala que decorre no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra;

— Um Estágio remunerado em contexto de trabalho numa das empresas parceiras para alunos com média da fase letiva igual ou superior a 14 valores e que sejam aceites pelas mesmas ou um estágio não remunerado a realizar no DEI nos outros casos.

A nossa visão é desenvolver o pleno potencial dos nossos alunos, valorizando a diversidade dos seus backgrounds e conduzindo as suas aprendizagens, crescimento e produtividade para a área das Tecnologias de Informação (TI).

A nossa missão é qualificar em TI adultos com formação superior e com condições de trabalho precárias, potenciando a sua empregabilidade sustentável. Os nossos valores são o Rigor na seleção, a Excelência na formação e a Empregabilidade sustentável.

Desde 2013 que o curso requalifica e integra no mercado de trabalho das Tecnologias de Informação, com sucesso, profissionais com diferentes percursos anteriores. Os formandos e as empresas parceiras do programa reconhecem o rigor e a qualidade da formação letiva, assim como a adequabilidade dos projetos de estágio. Todos os que completaram o curso encontraram uma boa carreira profissional; não se conhece nenhum caso de insucesso.

Nos Inquéritos de Satisfação promovidos, todas as empresas avaliam a prestação dos estagiários que acolheram como Boa (57%) ou Muito Boa (43%). 86% das empresas considera contratar os seus estagiários, no final da fase de estágio.

Os formandos avaliam a experiência no Acertar o Rumo como Muito Boa (53%) ou Boa (47%), sendo que 94% recomenda esta formação a um familiar ou amigo. A integração nas equipas e projetos de estágio é avaliada por 88% dos formandos como Muito Boa e 12% como Boa, e a pertinência dos projetos para o seu desenvolvimento profissional em Tecnologias de Informação é considerada Muito Boa (71%) ou Boa (29%).

Plano Curricular

A fase letiva está organizada em três trimestres, com várias unidades curriculares:

— Programação Java;

— Sistemas Operativos;

— Bases de Dados;

— Redes de Computadores e Tecnologias de Internet.

A fase de estágio, complementar à fase letiva, permite a consolidação de conhecimentos em contexto real de trabalho.

A aprovação nas unidades curriculares prévias é necessária para a inscrição nas unidades curriculares subsquentes.

A aprovação em todas as unidades curriculares da fase letiva é necessária para ter acesso a um estágio de 12 meses no segundo ano do curso. Os alunos com média de 14 valores, ou superior, no primeiro ano, têm acesso a um estágio remunerado em empresa, exceto se não forem aceites pela empresa ou não houver oferta suficiente de estágios por parte das empresas aderentes. Nesse caso podem encontrar por si um estágio noutra empresa, a aprovar pela coordenação do curso, ou frequentar o estágio na UC. Os alunos com média inferior a 14 valores apenas têm acesso a um estágio remunerado se houver lugares sobrantes, podendo sempre seguir também uma das últimas duas alternativas: estágio em empresa angariado por si, ou estágio na UC. As empresas parceiras do programa ou o DEI integram os formandos nas suas equipas para treino e formação on-the-job, em projetos reais, por 12 meses. São designados orientadores académicos e empresariais, para estágios em empresas, que acompanham a evolução dos formandos e a concretização dos planos de estágio, assim como as apresentações dos trabalhos.

Ver plano curricular ↗

Informação de Candidaturas

PRAZOS DE CANDIDATURA

1ª fase —> 29/04/2024 a 20/05/2024
2ª fase —> 03/07/2024 a 15/07/2024

VAGAS DISPONÍVEIS

1ª fase —> 40
2ª fase —> 10 + sobrantes da fase anterior

REGIME DE ESTUDO

As aulas decorrem na Universidade de Coimbra. A fase letiva decorrerá no Departamento de Engenharia Informática (DEI). Dada a sua componente prática, o curso exige presença física dos formandos, 4 a 5 dias por semana. Por se tratar de um curso da Universidade de Coimbra, os formandos enquanto alunos desta instituição têm acesso aos serviços de ação social, nomeadamente residências e cantinas (+ info: SASUC ).

O estágio profissional pode realizar-se em empresas/instituições a nível nacional ou no DEI. As propostas de estágio apresentadas indicam as respetivas localizações para que os formandos possam considerar esta informação na tomada de decisão. É sempre dada preferência de escolha aos alunos com melhores médias na fase letiva do programa.

SUBMETER CANDIDATURA

Estudante UC ↗ | Outros ↗

Coordenação do Curso

Vitor Manuel Garcia do Nascimento Graveto
Coordenador

EMAIL DA COORDENAÇÃO —> coord-aor@dei.uc.pt

Informação Adicional

FAQS