Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Última aula de Ernesto Costa — Professor Catedrático do DEI-FCTUC

11 maio, 2023
Última aula de Ernesto Costa
Última aula de Ernesto Costa

Ernesto Costa, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai-se jubilar e lecionou, ontem, a sua última aula.

Ernesto Costa licenciou-se em Engenharia Electrotécnica, em 1976, pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade de Coimbra. Em 1981, obteve o grau de doutor do 3º Ciclo em Informática Teórica pela Universidade de Paris VI e, em 1981, o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra.

Foi um dos fundadores do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, em 1995, onde foi responsável por várias disciplinas na área da Programação, Inteligência Artificial e Computação Evolucionária.

Ao longo da sua carreira académica ocupou vários cargos, tendo sido, nomeadamente, Presidente do DEI, Membro da Comissão Científica do DEI, membro eleito do Conselho Geral da UC, membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, membro do Grupo de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial 2030 e representante de Portugal junto do International Research Center on Artificial Intelligence da UNESCO.

Enquanto investigador, foi um dos fundadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), em 1990, tendo desenvolvido investigação em Inteligência Artificial, e, em particular, em Computação Evolucionária, Vida Artificial, Sistemas Complexos, Aprendizagem Computacional, Cognição e Biologia Computacional. Fundou e liderou o Grupo de Inteligência Artificial (GIA) e o Grupo de Computação Evolucionária e Sistemas Complexos (ECOS) do CISUC. Participou em vários projetos científicos e os seus trabalhos obtiveram vários prémios internacionais. Em 2009, recebeu o EvoStar Award for Outstanding Contributions to the Field of Evolutionary Computation, um prémio europeu de carreira. Publicou mais de 200 trabalhos científicos em livros, revistas e actas de conferências e organizou vários eventos científicos em Portugal e no estrangeiro.

O DEI e a Universidade de Coimbra agradecem todo o trabalho desenvolvido ao serviço desta instituição e continuam a contar com a sua colaboração! Felicidades!