Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Open Classes on Sound Design: Silêncio, Comunicação e Criatividade

16 dezembro, 2020
Open Classes on Sound Design: Silêncio, Comunicação e Criatividade
Open Classes on Sound Design: Silêncio, Comunicação e Criatividade

16 de dezembro, 12h

O silêncio está, na sua raiz mais profunda, ligado ao som. É a sua ausência. Vamos encontrar esta noção de silêncio na etimologia da palavra num número significativo de línguas. Em muitas culturas, porém, a palavra deixou de ter apenas este significado (ambiental) e adquiriu, paralelamente, também um significado individual (subjectivo). Silêncio como escuridão, estado de alma, incomunicabilidade, etc.

Esta ambiguidade levou a aplicar a noção de silêncio de forma, por vezes, confusa.

Compreender isto pode-nos ajudar a clarificar melhor o conceito, o que permite, por sua vez, aplicá-lo a áreas como a comunicação ou a criatividade. 


Bio
Compositor, designer sonoro e especialista em comunicação acústica, estudou com R. Murray Schafer e Barry Truax e sob a orientação deste último completou o mestrado em comunicação hipermédia interactiva na Universidade de Simon Fraser, em Vancouver, Canadá.

Como compositor e designer sonoro, o seu trabalho centra-se sobretudo na área do teatro, video e tecnologias interactivas. É também autor de diversas peças de teatro-música.

Foi programador para a área da música e artes do som de "Coimbra, Capital Nacional da Cultura 2003" e assistente de Constança Capdeville com quem colaborou em diversos trabalhos. 

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85749482852