Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

MES | MESTRADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

O MES | Mestrado em Engenharia de Software destina-se a formar profissionais de nível avançado nas várias dimensões do desenvolvimento de software moderno, nomeadamente requisitos, arquitecturas, cadeias de desenvolvimento e entrega contínuos, qualidade, gestão de projecto e de equipas, hard e soft skills. Estes profissionais altamente qualificados, formados para serem líderes no topo da hierarquia técnica, são absolutamente indispensáveis à indústria de software do século XXI, capazes de gerir projetos de grande dimensão, elevada complexidade, em equipas multidisciplinares e com restrições impostas pelo mercado. Os mestres em engenharia de software são necessários para a indústria de software da mesma forma que os MBAs o são para a gestão, sendo manifesta a necessidade do mercado por estes profissionais.

Este curso estrutura-se em torno de um projecto, Estúdio de Desenvolvimento de Software, para um cliente real da indústria. O Estúdio representa aproximadamente 40% do esforço total do curso, estendendo-se ao longo dos quatro semestres. Este projeto oferece o contexto para a aplicação dos conhecimentos e capacidades adquiridas nas outras unidades curriculares, o que permite aos alunos sintetizarem uma solução para um problema significativo, realista e prático. Os alunos trabalham em equipas compostas por elementos de várias nacionalidades, e com membros do corpo docente como mentores, para analisar um problema, gerir o projeto e implementar uma solução. Depois de entregar o resultado, a equipa avalia a eficácia da sua solução usado pelos clientes.

Todos os alunos devem completar um percurso que consiste em cinco disciplinas nucleares, quatro disciplinas opcionais e o projeto de Estúdio de Desenvolvimento de Software. As unidades curriculares nucleares constituem aproximadamente um terço do currículo do curso. Estas são normalmente realizadas no início do programa como preparação para o projeto de Estúdio, assim como opcionais específicas.

As disciplinas opcionais constituem aproximadamente 30% do currículo do MES e proporcionam aos alunos a oportunidade de adaptar o programa aos seus interesses individuais e de fundo. Logo no início do programa, os alunos reúnem com os seus mentores individuais para selecionar as opcionais apropriadas, as quais devem ser consistentes com seus objetivos de carreira. Estas disciplina funcionam em regime de Lista Aberta de acordo com a oferta da FCTUC, sendo anualmente fixadas as que funcionam nesse ano, sujeitas a aprovação do coordenador de curso.

O MES funciona em modo pós-laboral com as aulas a decorrerem, preferencialmente, ao final da tarde, para além de existir suporte para acompanhamento à distância em directo ou por gravação. As equipas de Estúdio reúnem pelo menos uma vez por semana, local ou remotamente.

As saídas profissionais do MES são sobretudo as empresas de média e grande dimensão e as multinacionais, dos sectores de TIC, telecomunicações, consultoria, banca e serviços, no mercado global.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Mário Zenha Rela

Coordenador

João Gabriel

Vice-Coordenador
E-mail | coord-mes (at) dei.uc.pt
 
MAIS INFORMAÇÕES

Informação Detalhada | Candidaturas | Propinas e Emolumentos