/ Ensino / Mestrados

Mestrado em Design e Multimédia

Apresentação

O Mestrado em Design e Multimédia (MDM), forma profissionais especializados na conceção e desenvolvimento de produtos e serviços para os novos media. Para o efeito, alia as práticas do Design com as da Computação, fornecendo formação avançada em design para meios digitais. O MDM destina-se prioritariamente a alunos com uma formação anterior em Design, Informática e Artes.

O MDM diferencia-se pela adoção da Programação e pela sua aplicação a domínios como o Design de Comunicação, Design Generativo, Design de Interação, Design de Jogos, Design de Serviços, Design Web, Tipografia e Visualização. Deste modo, potencia-se a formação de profissionais capazes de aliar de forma inovadora a Computação com a prática do Design.

Pelos motivos acima indicados, o Mestre em Design e Multimédia possui várias vantagens competitivas relativamente a outros profissionais. Por um lado, pode explorar oportunidades profissionais no design de comunicação, de interação, artes digitais, etc., destacando-se por aliar competências tecnológicas com conhecimentos sólidos de Design. Por outro lado, no contexto das indústrias de software e serviços, é ainda capaz de dialogar e coordenar equipas de projeto multifuncionais, fazendo a ponte com outros profissionais.

Plano Curricular

O ciclo de estudos organiza-se segundo disciplinas nucleares e opções de especialização, culminando com um estágio curricular com dissertação:

a) 36 ETCS de unidades nucleares obrigatórias que assegura uma formação comum, de fundamentos e práticas do design, que combinam artes e tecnologias da informação;
b) 42 ECTS de unidades opcionais, que permitem a especialização da formação em linha com as oportunidades de atuação dos profissionais do design nas seguintes áreas de especialidade:
— Design Editorial;
— Design de Interação;
— Media Computacionais.
Para ponte com a formação anterior estão ainda disponíveis disciplinas opcionais de Programação e Práticas de Desenho e Composição.

c) 42 ECTS de estágio curricular com dissertação, para aprofundamento individual da formação.

Ver plano curricular ↗

Destaques

Seleção de trabalhos dos alunos ↗

Informação de Candidaturas

PRAZOS DE CANDIDATURA

1ª fase —> 01/03/2024 a 1/04/2024
2ª fase —> 03/06/2024 a 15/07/2024
3ª fase —> 02/09/2024 a 13/09/2024

VAGAS DISPONÍVEIS

1ª fase —> 5 vagas
2ª fase —> 40 vagas
3ª fase —> 10 + vagas sobrantes

REGIME DE ESTUDO

O MDM funciona em regime de Blended-Learning, que assume Tempo Integral, Diurno, Presencial com continuidade online.

MONTANTE DE PROPINA/PREÇO

– Estudante Nacional ou equiparado: 1063,47€ valor anual.
– Estudante Internacional: 7000€ valor anual.
(valor sujeito a alteração pelo Conselho Geral)

SUBMETER CANDIDATURA

Estudante UC ↗ | Outros ↗

Informação Adicional

Coordenação do Curso

Pedro Martins
Coordenador

Artur Rebelo
Vice-coordenador

Catarina Maçãs
Vice-coordenador

EMAIL DA COORDENAÇÃO —> coord-mdm@dei.uc.pt