/ Ensino / Mestrados

Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados

Apresentação

Um Engenheiro em Ciência de Dados é um profissional na área da informática/inteligência artificial/aprendizagem computacional com competências específicas para analisar, projetar e implementar serviços e soluções avançadas baseadas em inteligência artificial para a colheita, modelação, armazenamento, gestão e análise de dados (massivos) como recurso relevante para a tomada de decisões baseadas em dados. É uma necessidade crescente e transversal nas sociedades modernas, abrangendo setores tão diversos como o comércio eletrónico, a saúde, os transportes, a gestão energética e a indústria. Para mais informação sobre vencimentos no espaço europeu sugere-se a consulta do relatório “European data Salary benchmark 2023".

O principal objetivo do Mestrado em Ciência e Engenharia de Dados (MECD) é garantir ao futuro engenheiro os conhecimentos teóricos, as técnicas e as competências avançadas, que permitam a análise, conceção e o desenvolvimento de aplicações e metodologias computacionais avançadas de análise de dados, assim como o projeto e implementação das infraestruturas de suporte necessárias.

O MECD tem como estratégia central proporcionar contextos reais que permitam colocar os estudantes em contato com as restrições típicas de contextos reais, evidenciando o potencial, mas também as limitações das diferentes metodologias. Deste modo, o estudante ficará preparado não só para o prosseguimento de estudos avançados ao nível do doutoramento, como também para o exercício da profissão, adquirindo capacidade de conceção de novos produtos e serviços, tanto ao nível de infraestruturas de suporte como ao nível de metodologias avançadas de análise.

Plano Curricular

O MECD é um curso superior de 2º ciclo, tem a duração de 2 anos e está organizada em 4 semestres letivos a que correspondem 120 ECTS. O curso tem uma estrutura curricular que contempla um corpo comum de 10 disciplinas (de 60 ECTS), um conjunto de três unidades curriculares de opção aberta (correspondendo a 18 ECTS) e uma dissertação/estágio curricular (42 ECTS).

As disciplinas opcionais permitem ao aluno adquirir conhecimentos em outras áreas de interesse, nomeadamente na aplicação dos conceitos de engenharia e ciência de dados em áreas aplicacionais específicas. A disciplina em Tópicos de Ciência de Dados serve como unidade curricular de bridging para os alunos que necessitem dessa formação. A lista de unidades curriculares será revista numa base anual (de forma a manter a pertinência científica e as múltiplas áreas aplicacionais), devendo os alunos escolher com base no conjunto definido em cada edição.

Ver plano curricular ↗

Destaques

Dia dos finalistas 2022-2024

18 de julho de 2024

09h00–16h00: Defesa Final de Estágio/Dissertação
16h30: Cerimónia dos Finalistas do MECD com presença da direção do DEI e Coordenadores
17h00: Fotografia dos Finalistas (será enviada a todos os finalistas e afixada no DEI)
17h10: Lanche

Informação de Candidaturas

PRAZOS DE CANDIDATURA

1ª fase —> 01/03/2024 a 1/04/2024
2ª fase —> 03/06/2024 a 15/07/2024
3ª fase —> 02/09/2024 a 13/09/2024

VAGAS DISPONÍVEIS

1ª fase —> 3 vagas
2ª fase —> 35 vagas
3ª fase —> 2 + vagas sobrantes

REGIME DE ESTUDO

O MECD funciona em regime: Tempo Integral, Presencial e Diurno.

MONTANTE DE PROPINA/PREÇO

– Estudante Nacional ou equiparado: 1063,47€ valor anual.
– Estudante Internacional: 7000€ valor anual.
(valor sujeito a alteração pelo Conselho Geral)

SUBMETER CANDIDATURA

Estudante UC ↗ | Outros ↗

Informação Adicional

Coordenação do Curso

Paulo de Carvalho
Coordenador

Paulo Peixoto
Vice-coordenador

EMAIL DA COORDENAÇÃO —> coord-mecd@dei.uc.pt

Alcino Lavrador, General Manager, Altice Labs

Tiago Baptista, Chefe de Inteligência Artificial na Critical Software

Paulo Marques, CTO, Feedzai

Dia dos Finalistas do Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados — 2022/23

Dia dos Finalistas do Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados — 2021/22