/ Ensino / Mestrados

Mestrado em Segurança Informática

Apresentação

O Mestrado em Segurança Informática (MSI) visa dar resposta à procura de profissionais na área de Cibersegurança e às necessidades criadas pelas diretivas europeias e pelos desafios societais relacionados com a segurança e privacidade de empresas e cidadãos.

O curso proporciona competências em diversas vertentes relacionadas com esta temática, tais como criptografia, privacidade, comunicações e infraestruturas seguras, segurança de software e aspetos legais de privacidade e cibersegurança.

O MSI visa acomodar alunos que estão no mercado de trabalho, ainda que não funcione integralmente em regime pós-laboral. A maior parte das aulas têm lugar a partir das 18h, as aulas teóricas são gravadas e difundidas por streaming (para permitir a participação remota) e uma parte substancial dos trabalhos práticos pode ser feita de forma assíncrona, com apoio remoto dos docentes.

As principais saídas profissionais do MSI são multinacionais e empresas de média e grande dimensão no espaço nacional e europeu, nos sectores de TIC, telecomunicações, consultoria, banca e serviços – nos quais existe uma grande carência de profissionais com competências na área da segurança informática.

Plano Curricular

O trabalho a desenvolver durante um ano letivo por um estudante, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS.

Ver plano curricular ↗

Informação de Candidaturas

PRAZOS DE CANDIDATURA

1ª fase —> 01/03/2024 a 1/04/2024
2ª fase —> 03/06/2024 a 15/07/2024
3ª fase —> 02/09/2024 a 13/09/2024

VAGAS DISPONÍVEIS

1ª fase —> 6 vagas
2ª fase —> 12 vagas
3ª fase —> 2 + vagas sobrante

REGIME DE ESTUDO

O MSI visa acomodar alunos que estão no mercado de trabalho, funcionando em regime pós-laboral. A maior parte das aulas têm lugar a partir das 18h, as aulas teóricas são gravadas e difundidas por streaming (para permitir a participação remota) e uma parte substancial dos trabalhos práticos pode ser feita de forma assíncrona, com apoio remoto dos docentes. Os exames escritos devem ser realizados presencialmente no Departamento de Engenharia Informática.

SUBMETER CANDIDATURA

Estudante UC ↗ | Outros ↗

Informação Adicional

Coordenação do Curso

Paulo Rupino
Coordenador

Bruno Sousa
Vice-coordenador

EMAIL DA COORDENAÇÃO —> coord-msi@dei.uc.pt