O Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEI/FCTUC) anuncia dois novos ciclos de estudos em Inteligência Artificial e Ciência de Dados.
A Licenciatura e o Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados sofreram uma reestruturação, reforçando substancialmente a sua formação no domínio da Inteligência Artificial (IA) e alterando a sua denominação para Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Esta reforma reflete a forte componente de aprendizagem em Inteligência Artificial que, desde sempre, caracterizou o curso e alinha a nomenclatura com a crescente relevância, popularidade e necessidade da IA no panorama global.
Estes cursos vão ao encontro dos 133 milhões de empregos que serão criados até 2030 pela Inteligência Artificial e a um crescimento anual das necessidades em IA de cerca de 37%.
Os programas de Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (LIACD/MIACD) irão oferecer um currículo abrangente, focado em proporcionar aos alunos um vasto conjunto de conhecimentos teóricos e competências práticas em inteligência artificial e ciência de dados, com particular ênfase na aprendizagem computacional e na IA generativa, dando resposta a necessidades como a geração de conteúdos, apoio a clientes e automação de processos. O objetivo é capacitar futuros profissionais para o exercício da sua atividade em contextos que exijam a operacionalização de conceitos fundamentais na implementação de soluções de Inteligência Artificial e Ciência de Dados.
As candidaturas para a Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados seguem os prazos definidos pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), decorrendo de 21 de julho a 4 de agosto.
A segunda fase de candidaturas para o Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados já se encontra aberta e termina a 15 de julho.
Para mais informações sobre a oferta formativa do DEI, visite: https://www.uc.pt/fctuc/dei/ensino/