Inauguração do Programa Conjunto UPM-UC de Investigação em Humanidades Digitais

12 fevereiro, 2026 ≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra e a Universidade Politécnica de Macau estabeleceram um Programa Conjunto de Investigação em Humanidades Digitais.

O principal objetivo desta iniciativa é o avanço dos estudos de humanidades sino-portugueses, através da digitalização de arquivos, investigação em modelos de linguagem portuguesa de grande escala e inteligência artificial, revitalização digital do património cultural e comunicação digital contemporânea. Este programa combina as capacidades das duas universidades para promover a inovação em investigação.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes os Professores António Mendes e Hugo Oliveira, do Departamento de Engenharia Informática.

Espera-se que este esforço conjunto imprima um impulso inovador nos intercâmbios académicos e culturais entre a China e os países de língua portuguesa e aprofunde a colaboração internacional e interdisciplinar na investigação.

Partilhe