O DEQ

Apresentação

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) está instalado no Polo II da Universidade de Coimbra, conjuntamente com os restantes departamentos de Engenharia, ocupando um moderno e aprazível edifício de cinco andares, com uma vasta área que compreende salas de aula, anfiteatros, laboratórios pedagógicos, de investigação e informáticos, salas de estudo, salas de reuniões, bar e secção de textos.

Cabe ao DEQ assegurar as atividades de ensino graduado e pós-graduado, assegurar trabalhos de investigação e desenvolvimento, e prestar serviços ao exterior.

Além das disciplinas de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Química, o DEQ oferece várias disciplinas a outros cursos, designadamente Química Industrial, Engenharia do Ambiente, Engenharia de Materiais, Engenharia Biomédica e Energia para a Sustentabilidade. A nível de pós-graduação, o DEQ oferece o Programa Doutoral em Engenharia Química e colabora no Programa Doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química.

Nas suas instalações acolhe também o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), com as respetivas infraestruturas em termos de laboratórios e equipamento, onde se desenvolvem numerosos projetos nas mais diversas áreas da Engenharia Química, e onde se fomenta a colaboração com o exterior (indústria e outras instituições de investigação).

Nota Histórica

A licenciatura em Engenharia Química (curso de 5 anos) foi criada na UC em 1972, coincidindo com a transformação da Faculdade de Ciências (onde já eram ministrados há muito os primeiros anos do curso) em Faculdade de Ciências e Tecnologia. As aulas e os laboratórios funcionaram em instalações provisórias na Quinta da Nora (actual ISEC) até 1975, ano em que se licenciaram os novos engenheiros integralmente formados em Coimbra. A partir de 1976, o curso ocupou o edifício pombalino (de 1776) conhecido por Laboratorio Chimico, actual Museu da Ciência.

Só em 1999 se inauguraram as novas instalações no Polo II da Universidade, projetadas e construídas para alojar condignamente o atual Departamento de Engenharia Química (DEQ). A licenciatura sofreu importantes reformulações curriculares em 1984/85 e 2003/2004, com vista a adaptá-la às tendências modernas do ensino da especialidade. Em 2007/2008, em conformidade com a reforma de Bolonha, o DEQ passou a oferecer o Mestrado Integrado em Engenharia Química (MIEQ) com dois ciclos de estudos (3 anos + 2 anos). Em 2021, os cursos do DEQ foram novamente reformulados, tendo o MIEQ sido dividido nas licenciaturas em Engenharia Química (LEQ) e Mestrado em Engenharia Química (MEQ).

O DEQ tem atualmente cerca de 230 alunos no curso de mestrado e acolhe anualmente cerca de 45 novos alunos. O Mestrado Integrado em Engenharia Química é acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e tem o selo Europeu de qualidade EUR-ACE.

Localização e Contactos

Departamento de Engenharia Química

Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra
Rua Sílvio Lima, Polo II
3030-790 Coimbra - Portugal

Entrada principal (piso 0): 40.186490, -8.417906
Estacionamento (entrada pelo piso -3): 40.185607, -8.418005

Tel. +351 239 798 700
E-mail: info-deq@eq.uc.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO