Lista de palestras
O Departamento de Física oferece às Escolas Secundárias as seguintes palestras:
Resumo: São focados os fundamentos básicos de radioterapia, tanto com raios-X de megavoltagem, como com iões de carbono e com protões.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: O objectivo desta palestra é tentar demonstrar que a Física do som condiciona aspectos essenciais do discurso musical. Tal como a anatomia do aparelho fonador condiciona a linguística, impondo características comuns a todas as línguas humanas (por exemplo a qualidade e quantidade de vogais e consoantes que podem ser emitidas), também as leis da acústica física estabelecem padrões que de alguma forma determinam a construção das escalas musicais.
Duração da Atividade: 45 ou 90 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e do ensino secundário (especialmente 8o e 11o
anos)
Resumo: Discute-se a natureza física da radioactividade - interacções fundamentais da natureza, partículas elementares, a estrutura do núcleo atómico e fenómenos de instabilidade nuclear; o papel da teoria de relatividade; tipos de decaimento radioactivo e os mecanismos físicos por trás desses.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário (11º e 12º anos)
Resumo: Dispositivos comuns, como um leitor de MP3 ou um telefone celular, funcionam com base em várias tecnologias proporcionada pela descoberta e desenvolvimento ao longo do séc. XX da teoria quântica da matéria que permitiu o desenvolvimento de materiais semicondutores usados nos dispositivos eletrónicos e materiais magnéticos para armazenamento de informação digital. Nesta palestra revela-se alguma da tecnologia e princípios físicos que estão na base do funcionamento de um iPod, ou qualquer outro leitor MP3 ou telemóvel.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e ensino secundário
Resumo: A atmosfera. Foguetões, aerostatos e aerodinos. Aerodinâmica. Hélices e jatos. As quatro forças e os comandos de voo. Helicópteros. Estabilidade. Voo supersónico.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos dos 10o e 11o anos
A palestra “Física na Oftalmologia: alguns olhares” proporciona o contacto com algumas técnicas de diagnóstico e terapêutica actualmente empregues em oftalmologia, em que a presença da física é evidente e essencial. Viaja-se dos erros refractivos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) às cirurgias LASIK de correcção refractiva, passando pelas técnicas ópticas que permitem obter os mapas de curvatura e elevação da córnea que guiam a cirurgia. E dá-se a conhecer a estrela da imagiologia ocular: a tomografia de coerência óptica, uma técnica que constrói imagens a partir da interferência da luz.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3º ciclo e ensino secundário
Resumo: A natureza da luz é um problema que tem fascinado os cientistas, desde a antiguidade. Foram propostos vários modelos para explicar o comportamento da luz, revelado nas experiências de ótica. Mas, há medida que novas e mais sofisticadas experiências foram sendo realizadas, alguns mistérios da luz foram sendo evidenciados, que obrigaram à revisão dos modelos aceites. Nesta palestra, que contempla a realização de algumas experiências ao vivo que demonstram alguns dos “mistérios” da luz, faremos um apanhado histórico da evolução dos modelos físicos para a luz, desde a antiguidade, até à moderna teoria fotónica.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e do ensino secundário
Resumo: Os 10 anos mais quentes de sempre ocorreram durante as duas últimas décadas. A temperatura média global do planeta tem aumentado desde o início da era industrial com a emissão progressiva de gases de efeito estufa para a atmosfera, tendo o ritmo do aquecimento da Terra acelerado nas últimas décadas. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera é hoje mais elevada do que o valor estimado para os últimos 600 mil anos. Hoje, a ONU luta para que a temperatura média global não atinja os 2oC acima da temperatura média do século XX. Para tal vamos discutir como reduzir emissões de gases de efeito de estufa, em particular que soluções técnicas e científicas nos ajudarão a mitigar o aquecimento global do planeta.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e ensino secundário
Resumo: É uma palestra sobre as ideias fundamentais e a nossa concepção do mundo.
Discutem-se os singelos exercícios de pensamento - quais experiências pensadas -com que Galileu e Einstein mudaram inexoravelmente a nossa forma de ver o mundo. É, em suma, uma deambulação sobre a universalidade das leis físicas, a causalidade, a simultaneidade, a relatividade das observações e forma como estes conceitos foram evoluindo ao longo da história.
Duração da Atividade: 60 a 90 min
Público alvo: Alunos do 11o e 12o anos.
Resumo: Desde que o homem começou a enviar para o espaço os primeiros satélites e a empreender os primeiros voos tripulados, muitas das tecnologias utilizadas nessas missões foram prontamente absorvidas por empresas e colocadas ao serviço do cidadão comum. Máquinas fotográficas digitais, fatos anti-incêndio, aparelhos de hemodiálise portáteis e inclusivamente cremes de beleza são alguns dos muitos exemplos de aplicações terrestres resultantes da investigação espacial.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 9o ano e ensino secundário
Resumo: Porque há pessoas daltónicas? Porque é que de noite todos os gatos são pardos? A visão das cores não é uniforme e a sua perceção na retina é feita por células diferentes; os cones e bastonetes, que são responsáveis pela visão diurna (e das cores) e noturna. Há três tipos de cones com diferentes sensibilidades espectrais, definindo uma visão tricromática nos humanos e primatas em geral. Esta palestra mostra como a Física desde o tempo de Newton até às mais atuais técnicas de espectroscopia estuda, investiga e explica a Visão das Cores.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário (11º e 12º anos)
Resumo: A crise energética e o combate às alterações climáticas tornaram mais evidente a necessidade de apostar em fontes renováveis de energia. A energia fotovoltaica - conversão direta da luz do sol em energia elétrica - pode ser realizada por dispositivos semicondutores muito simples, designados em linguagem comum por “células solares”. Nesta palestra explica-se o funcionamento de uma célula solar (fotovoltaica), com demonstrações ao vivo, e mostra-se o estado atual do desenvolvimento de novas células solares com maior eficiência de conversão energética.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: As técnicas de imagem em Medicina são hoje em dia um instrumento fundamental na práctica clínica e na investigação médica. Nesta palestra conversamos sobre as técnicas médicas que usam radiações e como elas nos dão imagens anatómicas e fisiológicas.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: A Agência Espacial Europeia (ESA) foi fundada em 1975. Em 1978 foi realizada a primeira seleção de astronautas europeus. Em 1992 foi selecionado o segundo grupo de astronautas. Em 2001 Portugal aderiu à ESA, mas apenas em 2008 cidadãos portugueses puderam participar pela primeira vez num processo de seleção de astronautas. Foram aceites 220 candidatos nacionais (28 mulheres e 192 homens) entre 8413 candidatos europeus. Nenhum português foi selecionado. O próximo concurso para astronautas da ESA ocorrerá provavelmente na próxima década. Esta palestra destina-se a dar a conhecer aos potenciais candidatos de amanhã as competências necessárias para se ser selecionado para o corpo de astronautas da ESA: percurso académico e científico, competências técnicas (engenharia, experiência de voo, etc.), forma física, parâmetros fisiológicos, prática desportiva, línguas estrangeiras, sociabilidade, etc.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e ensino secundário
Resumo: A computação científica para guardar e analisar os dados das grandes experiências de física e para a sua simulação hoje em dia tem uma dimensão que ultrapassa largamente as capacidades de um centro de cálculo só. Os dados e os cálculos têm de ser distribuídos por muitos laboratórios no mundo inteiro. Ao exemplo duma das grandes experiências no CERN (ATLAS) mostramos como esta distribuição funciona, e como vai mudar para aproveitar das novas tecnologias disponíveis.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Esta palestra pretende explorar junto dos jovens a ideia de que a Física (a Ciência em geral) se continua a fazer no nosso tempo, como sempre se fez no passado; demonstrar que a Física não é um sistema fechado que alguém escreveu e agora se pede aos jovens que estudem. Mas que, ao invés, a Física (a Ciência) é uma realidade viva, que se vai fazendo, contemporânea, em que cada resposta leva a novas interrogações, cada medida mais precisa destas novas inconsistências, cada nova ideia estende as anteriores. E que por vezes - a espaços - há roturas em que as novas ideias substituem as anteriores. Parte-se de descobertas recentes, significativas pelo seu impacto, que sejam do ano corrente ou feitas em anos próximos, para dar o mote e exploram-se as implicações dessas descobertas como pano de fundo de toda a discussão.
Duração da Atividade: 60 a 90 min
Público alvo: Alunos do 11o e 12o anos.
Resumo: Numa perspetiva da evolução histórica da física, onde se assinalam os contributos de Galileu, Newton e Einstein, e com referência a todas as escalas desde o interior dos núcleos atómicos até aos superenxames de galáxias, afirma-se e exalta-se a importância da ciência – da física em particular – nos desenvolvimentos tecnológicos que melhoram o bem-estar do ser humano.
Duração da Atividade: 60 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário (11º e 12º anos)
Resumo: A engenharia biomédica é o ponto de encontro entre a engenharia e as ciências da saúde. É muito vasta e variada, podendo o engenheiro biomédico exercer funções muito diferentes. Nesta palestra vamos conversar sobre os diferentes ramos da engenharia biomédica, o que pode fazer o engenheiro biomédico e o que se estuda num curso de engenharia biomédica.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e ensino secundário
Resumo: A Física é a principal responsável pelo avanço da Medicina nos últimos 120 anos. O estudo dos diferentes tipos de radiação e dos seus efeitos (estudo da interação da radiação com a matéria) tem, nesse avanço, um papel maior. A Engenharia Física é a ciência de aplicação da Física Moderna ao desenvolvimento de tecnologia (instrumentação e equipamentos) com utilidade em diversas áreas em que a Biomedicina tem um lugar de destaque pelo uso massivo da radiação na investigação, diagnóstico e terapêutica.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3º ciclo e ensino secundário
Resumo: Nesta palestra serão apresentados estes astros muito especiais, as suas propriedades extraordinárias, como se formam e como podem servir de verdadeiros laboratórios de física nuclear e física das partículas. Será feita uma pequena contextualização histórica e os desafios que nos são colocados presentemente.
Duração da Atividade: 50 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Nesta palestra procuraremos explorar os princípios físicos subjacentes a um dos dispositivos tecnológicos mais relevantes e emblemáticos no âmbito da atual crise energética e climática: a célula fotovoltaica ou célula solar. A conversão da luz solar em corrente elétrica constitui um exemplo particularmente útil da interação da luz com a matéria, cuja compreensão física requer ideias claras sobre a natureza da luz e sobre a estrutura da matéria. Procuraremos ao longo da conferência apresentar os elementos essenciais da natureza deste dispositivo subjacentes à sua compreensão e posterior manipulação tecnológica: a natureza eletromagnética da luz e a estrutura eletrónica dos sólidos.
Duração da Atividade: 45 ou 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Desde a aurora da civilização que a humanidade procura saber do que é que as coisas são feitas e como funcionam.
A física de partículas estuda os constituintes básicos da matéria, as partículas elementares, e as diferentes interacções entre elas, as forças fundamentais.
Nesta palestra é descrito o que já sabemos sobre a estrutura da matéria e sobre o mecanismo das forças, bem como os mais recentes progressos em direção ao muito que ainda não conhecemos.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Nesta palestra os alunos são introduzidos ao papel que a Física Computacional tem nas mais recentes descobertas. É exemplificado como se pode simular computacionalmente a evolução de um sistema planetário.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Discute-se a estrutura nuclear da matéria e os mecanismos que levam à libertação da energia em processos de fusão e de cisão nucleares. Massa e energia na teoria de relatividade. Reactores nucleares e mecanismos de controlo da reacção em cadeia. Uma central nuclear - aspectos físicos e técnicos.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário (11o e 12o anos)
Resumo: O crescimento de vasos sanguíneos e o desenvolvimento de um tumor são exemplos de processos biológicos onde a física desempenha um papel importante. Nestes processos as células deslocam-se e invadem tecidos, reorganizando-se em novas estruturas. Nesta palestra irei explicar em detalhe como um tumor se desenvolve e como um novo vaso sanguíneo cresce. Irei exemplificar como a simulação computacional pode ajudar a entender estes processos. Esta é uma palestra interdisciplinar que junta tópicos de física, biologia, medicina e simulação computacional, mostrando como a investigação contribui para entender melhor o mundo ao nosso redor.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e do ensino secundário
Resumo: O hidrogénio tem um papel relevante como meio de armazenamento de energia proveniente de fontes renováveis de energia. No Departamento de Física da UC estudamos materiais capazes de absorver grandes quantidades de hidrogénio, armazenando-o em segurança e em grande concentração volumétrica.
Duração da Atividade: 45 e 90 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e do ensino secundário
Resumo: O impacto da Eletricidade nas nossas vidas é inquestionável. Foi e é fundamental para o desenvolvimento tecnológico atual quer seja nos transportes, energia, comunicações, revolução digital e, claro, nos gestos mais simples do nosso dia-a-dia para termos iluminação, aquecimento, lavagem de roupa, etc. Mas nem sempre foi assim: A observação e estudo dos fenómenos elétricos começou na Grécia Antiga mas só depois dos séculos XVII/XVIII teve avanços significativos e, progressos na sua utilização prática, apenas nos séculos seguintes até aos nossos dias, numa evolução fascinante!
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3o ciclo e ensino secundário
Resumo: A partir das propriedades das ondas electromagnéticas e seus comportamentos interferometricos, explica-se como se formam as imagens holográficas de vários tipos e apresentam-se algumas aplicações.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Ensino secundário
Resumo: Parte-se dos fenómenos associados à interação entre a radiação electromagnética e a matéria, concentrando-se na zona espectral da luz visível. Debatem-se as propriedades das fontes de luz e dos receptores da luz, explicando o efeito de percepção da cor. Ilustra-se com exemplos dos vários fenómenos competitivos que ocorrem e da mudança da cor em função da fonte de luz, do objeto observado e do receptor.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Ensino básico e secundário
Resumo: O Norte da bússola não aponta sempre na mesma direção e, durante a história da Terra, houve mesmo períodos em que apontou no sentido oposto.
Esta variabilidade da bússola conta-nos coisas acerca do estado de ‘agitação’ do núcleo da Terra.
Por outro lado, e do ponto de vista prático, o campo magnético da Terra funciona como escudo protetor contra partículas ionizantes provenientes do Sol.
Mas até onde se estende essa proteção? Estarão as nossas infraestruturas de telecomunicações e transporte de energia a salvo de uma tempestade solar?
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Nesta palestra vamos saber mais sobre o bosão de Higgs e como foi descoberto. Começamos vamos aprender do que são feitas as coisas e como elas interagem entre si. Vamos perceber também qual é o papel do bosão de Higgs no meio disto tudo e por que é que foi tão importante o anúncio da sua descoberta no LHC, o maior acelerador de partículas alguma vez construído, a 4 de Julho de 2012.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: A Física e a Engenharia estão na origem de muitos dos extraordinários progressos da Medicina. A relação indispensável entre Física, Engenharia e Medicina está presente em muitas das actuais ferramentas de diagnóstico e tratamento. São testemunhos de tal relação histórias como a que começa na descoberta da antimatéria e termina nos exames de PET que permitem ver o interior do corpo humano. Ou aquela outra em que se parte da interferência da luz e se chega à observação da retina como se a extraíssemos e a colocássemos num microscópio. Nesta palestra contamos algumas destas histórias que mostram bem a união íntima entre Física, Engenharia e Medicina.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Ensino secundário
Resumo: No dia 4 de julho de 2012 as experiências o CERN anunciou a descoberta de uma nova partícula pelas ATLAS e CMS. Esta não é apenas mais uma partícula, mas sim uma das descobertas mais importantes da física fundamental neste século. Desde então aprendemos muito sobre as propriedades desta partícula única, que passou a ser uma ferramenta para a exploração do mundo subatómico. Em linguagem acessível a todos, esta palestra fala-nos do bosão de Higgs, da sua ligação ao próprio vácuo, e de onde nos pode levar esta investigação fundamental.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3º ciclo e ensino secundário
Resumo: Formação das estrelas, critério de Jeans, início de fusão nuclear e estabilização da estrela. Formação de planetas, mecanismo de triagem. Produção de energia no Sol, ciclos pp e CNO. Manchas solares, vento solar e clima terrestre. O futuro do Sol: gigante vermelha, anã branca e nebulosa planetária. O desenvolvimento de estrelas massivas: supergigantes vermelhas, supernovas, estrelas de neutrões e buracos negros.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos dos 10º e 11º anos
Resumo: Tudo indica que apenas 5% do Universo é feito de matéria tal como aconhecemos. O resto é composto por matéria escura e energia escura. Mas afinal o que é a matéria escura? Como sabemos que existe senão a vemos? Como procuramos detectá-la na Terra e estudar a sua natureza? Esta palestra procura responder a estas e outras questões sobre a matéria escura, um dos maiores mistérios da física.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 3º ciclo e ensino secundário
Resumo: Estudos realizados com hidrogénio muónico apresentaram, para o raio do protão, um valor menor do que aquele que a comunidade científica assumia até então. Este facto tanto poderia significar ter havido um erro na medição deste valor em experiências anteriores efetuadas com hidrogénio eletrónico, como poderia significar a existência de um fenómeno físico até então desconhecido. Estudos posteriores feitos com hélio muónico, assim como a repetição de estudos com hidrogénio eletrónico vieram mostrar que o novo valor por nós obtido para o raio em carga do hidrogénio muónico é efetivamente o correto. Deste modo, o enigma do raio do protão que perdurou durante uma década, ficou finalmente deslindado.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Quais são os blocos mais ínfimos que constituem tudo à nossa volta? E quais são as forças fundamentais da natureza que os unem e repelem entre si? Quais são as ligações entre esta física do infinitamente pequeno e o infinitamente grande do universo que conhecemos? E quais são as grandes perguntas que continuam sem resposta? Esta palestra é uma viagem pela física de partículas, onde tentamos responder a estas perguntas e ir um pouco mais além, falando de antimatéria, do bosão de Higgs, da matéria escura, e de outros assuntos fascinantes na fronteira do conhecimento humano.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Partículas elementares e interações fundamentais. Radiação eletromagnética, "raios cósmicos". Telescópios edet etores, linhas espectrais. Medição de distâncias. Isotropia e uniformidade, o princípio cosmológico, o paradoxo de Olbers. Radiação de fundo de microondas, abundância de hélio, desvio de linhas espectrais. Expansão, idade e tamanho do universo observável. Passos do big bang: escala de Planck, inflação, aniquilação de matéria-antimatéria, fusão de hélio, formação de átomos. Formação de galáxias e estrelas. Fusão nuclear, supernovas. O futuro do universo.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do 6º ao 12º anos
Resumo: Debate-se a natureza de vários fenómenos associados a interações eléctricas e magnéticas para chegar ao conceito de ondas electromagnéticas. Apresentam-se vários comportamentos das ondas electromagnéticas, nomeadamente na sua interação com a matéria, assim como as características das ondas electromagnéticas nas várias gamas de energia.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Ensino secundário
Resumo: O objetivo desta palestra é traçar um panorama em linhas gerais dos principais factos experimentais que conduziram ao nascimento de uma nova ciência do movimento, a mecânica quântica. Partindo da velha discussão entre Newton e Huyghens sobre a natureza da luz, apresentam-se as linhas gerais que conduziram à descoberta da luz como um fenómeno eletromagnético, à descoberta dos eletrões e exploração da estrutura da matéria e à estranha interacção entre luz e eletrões (efeito fotoelétrico).
Duração da Atividade: 45 ou 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário (especialmente 12o ano)
Resumo: Discute-se a evolução do Universo desde Big Bang e a estrutura da matéria tal como a conhecemos hoje. Forças fundamentais da natureza, partículas elementares e os mecanismos de formação dos elementos químicos na natureza - nucleosíntese em estrelas e reacções nucleares com neutrões.
Duração da Atividade: 45 ou 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Aborda-se a deteção, com telescópios terrestres e no espaço, de radiação, desde as ondas rádio, passando pelos infra-vermelhos, radiação visível, ultravioleta, raios e raios gama. Foca-se brevemente a informação que podem trazer cada um destes tipos de radiação.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Nesta palestra sobre Física de Partículas, é mostrado como é que os físicos de partículas estudam as partículas elementares e as forças que elas sentem, dando o exemplo dos aceleradores e detectores de partículas do CERN.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: O que é a radiação nuclear, quais os tipos de radiação e como se comportam ao penetrar nos tecidos vivos e matéria em geral. Explicação dos principais efeitos nos tecidos vivos e como se medem esses efeitos, as unidades de dose. Apresentação dos efeitos clínicos conhecidos nos humanos para doses crescentes de radiação.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Fala-se dos efeitos das ondas de rádio (transmissões de rádio, televisão e telemóveis) nos seres humanos. Abordam-se precauções ater em conta para evitar esses efeitos.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: A ausência de resistência elétrica - supercondutividade - que ocorre em vários materiais quando arrefecidos a temperaturas muito baixas é um fenómeno que foi pela primeira vez observado há pouco mais de um século, mas cuja explicação só foi possível mais tarde, após o desenvolvimento da Mecânica Quântica. A supercondutividade tem, hoje em dia, muitas aplicações, por exemplo em magnetes potentes usados em ressonância magnética para diagnóstico médico, ou nos novos computadores quânticos.
Nesta palestra faz-se uma viagem histórica pelas mais importantes descobertas proporcionadas pelo desenvolvimento de sistemas que permitiram alcançar temperaturas extremamente baixas, da ordem de -200 oC, com destaque para a supercondutividade, as suas propriedades e manifestações, desenvolvimento de novos materiais supercondutores e suas aplicações.
Duração da Atividade: 90 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Introdução breve à supercomputação. Importância na Ciência, Tecnologia e para a resposta aos desafios societais. Infraestrutura e atividades de supercomputação na UC.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do ensino secundário
Resumo: Apresenta-se uma série de técnicas laboratoriais de forma básica em termos das informações que podem revelar no estudo de materiais, para se compreender as suas potencialidades e limitações. compreender as suas potencialidades e limitações. Fala-se nas abordagens que atualmente se executam no estudo de objectos micro ou macroscópicos e a informação que se pode obter e cruzar, utilizando as abordagens típicas das Artes, Arqueologia, História, Sociologia, Arquitetura, Engenharia, Ciências Naturais, Museologia e Conservação e Restauro. Dá-se exemplos de estudos relacionados com a investigação que se faz actualmente nos vários grupos da UC, em parcerias com outras Instituições do Ensino Superior, da Cultura, da Administração Autárquica e relacionadas com o Património Cultural.
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos e professores do Ensino Básico e Secundário de todas as
áreas do conhecimento.
Resumo: As primeiras observações do céu com um auxílio de um instrumento, da luneta ao telescópio newtoniano, foram efectuadas apenas na banda do visível. Só em 1931 Karl Jansky faz a primeira observação do céu noutro comprimento de onda, quando usa uma antena direccional para detectar uma emissão rádio proveniente do centro da nossa galáxia. Desde então foram desenvolvidos radiotelescópios e uma panóplia de outros instrumentos capazes de observar o Universo em todos os comprimentos de onda, para lá sensibilidade dos nossos olhos: rádio, micro-ondas, infravermelho, ultravioleta, raios X, raios gama, etc. Alguns desses instrumentos foram instalados na superfície terrestre, como Very Large Telecope, o nosso melhor telescópio, instalado no Chile ou o radiotelescópio de Arecibo (305 m de diâmetro) em Porto Rico. Mas para observarmos o Universo na banda dos raios X, infravermelhos e ultravioleta foi necessário ultrapassar a atmosfera terrestre e colocar em órbita instrumentos no observatório espacial Hubble, no telescópio INTEGRAL (raios X e gama) ou no telescópio Herschel (infravermelhos).
Duração da Atividade: 45 minutos
Público Alvo: Alunos do 9o ano e ensino secundário
Resumo: Palestra de 45 minutos que responde às seguintes perguntas: O que são Raios-X? Podem os seres humanos ter visão de Raios-X? Como se produzem e utilizam os Raios-X? O que descobrimos usando Raios-X?
Duração da Atividade: 50 minutos
Público Alvo: Alunos do 3º ciclo
Para informações sobre as palestras, contactar: pgordo@uc.pt (Prof. Paulo Gordo).