- UC.PT
- /
- FCTUC
- /
- DMUC
- /
- Delfos
- /
- Liga Delfos
- /
- Regulamento
Regulamento da Liga Delfos
1. Participantes:
Podem participar na Liga Delfos os estudantes do ensino básico e secundário que frequentem o Delfos.
2. Duração:
Uma Liga Delfos tem até 10 jornadas.
3. Realização da Jornada:
Cada jornada tem a duração de entre 2 horas a 2 horas e meia, e tem lugar no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Uma jornada da Liga Delfos consiste na resolução em equipa de uma prova de matemática com Q questões, com Q pertencente a {6,7}. Uma questão pode consistir em vários problemas. A resposta a cada uma das questões deve ser feita por escrito nas folhas de resposta por um dos elementos da equipa, que deve indicar o seu nome junto à resolução. Não é permitida a consulta de quaisquer elementos bibliográficos em papel ou em formato digital. É permitida a consulta dos apontamentos individuais dos elementos da equipa.
4. Pontuação de uma Jornada:
Cada questão da prova recebe uma cotação base máxima de 3 pontos. Na classificação tem-se em conta não só a correção matemática das respostas mas também a simplicidade e elegância da escrita. Depois, adiciona-se à cotação obtida na prova o número N (menor ou igual a Q) de respondentes da equipa cujas questões obtiveram pontuação maior do que 0 pontos, excepto no seguinte caso: se na jornada a equipa tiver menos do que Q elementos (onde Q é o número de questões), o número adiconado é QN/x, onde x é o número de alunos da equipa presentes na jornada. De seguida, multiplica-se o número obtido por n/10, onde n é 10 nas primeira, segunda e terceira jornadas, 11 nas quarta e quinta jornadas, 18 na jornada final, e 12 nas restantes. O arredondamento deste produto é a pontuação na jornada.
5. Penalizações:
Findo o tempo de duração da prova as equipas têm até 5 minutos para entregar as folhas de resposta, tendo lugar uma penalização de 5 pontos na pontuação da equipa por cada 5 minutos de atraso na entrega das folhas de resposta.
6. Formação das Equipas:
Antes da primeira jornada, os organizadores designam os capitães das equipas e a ordem pela qual é feita a escolha dos elementos. As equipas serão formadas por essa ordem, a partir dos estudantes presentes na sala onde se realiza a primeira jornada, começando cada capitão por escolher um vice-capitão. De seguida, pela mesma ordem, cada capitão escolhe um secretário. Depois dos vice-capitães e dos secretários serem escolhidos, os restantes alunos são divididos por n grupos, através de sorteio, onde n é o número de capitães. De seguida, cada capitão escolhe um dos n grupos, pela mesma ordem. Os estudantes que entrem na competição a partir da segunda jornada serão distribuídos pelas equipas existentes da forma seguinte: seja A1, A2,...,An a ordenação das equipas obtida pelo ranking; começa a equipa An a escolher um dos estudantes novos à Liga; caso o número de elementos da equipa An seja maior que o número de elementos de A(n-1), a equipa An tem o direito de recusar aceitar novos elementos e pode passar a vez a A(n-1). Assim sucessivamente. Apenas A1 não tem o direito de passar a vez. Após a escolha de A1, se ainda existirem estudantes o processo recomeça em An.
7. Casos Omissos:
As dúvidas e casos omissos são resolvidos pelos organizadores.