Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Descrição

pdf_icon

Descarregar



O "Planeta matemático 2013" é um jogo de tabuleiro que apresenta questões matemáticas relacionadas com o planeta Terra. Este inclui provas de cultura, habilidade, sorte e estratégia.

Há quatro versões do "Planeta matemático 2013", dependentes do nível de ensino:

  • Pedro Nunes (1.º ciclo do ensino básico),
  • Newton (2.º ciclo do ensino básico),
  • Pitágoras (3.º ciclo do ensino básico),
  • Mendel (ensino secundário).

O jogo é constituído por

  • um tabuleiro,
  • um conjunto de trinta cartas missão,
  • e um conjunto de cem cartas desafio de cada categoria.

O jogo envolve várias equipas. No início, cada equipa escolhe a sua carta missão, que indica quantas tarefas de cada categoria deve completar com sucesso. As tarefas dividem-se nas seguintes categorias: 

 + Cultura Este desafio consta de um problema para resolver ou uma pergunta direta. Um elemento de uma equipa adversária lê o desafio e a equipa em jogo deve apresentar resposta.
  
 - Palavra Um elemento da equipa em jogo tenta que os restantes elementos adivinhem a palavra ou expressão dada, através de outras palavras. Para este efeito não é permitido usar as palavras indicadas ou seus derivados.
  
 / Riscos Um elemento da equipa em jogo tenta que os restantes elementos adivinhem a expressão dada, utilizando desenhos.
  
 x Gestos Um elemento da equipa em jogo tenta que os restantes elementos adivinhem a expressão dada, por meio de gestos.

Cada jogada é dedicada a uma só equipa, que seleciona uma carta desafio. A carta desafio indica a tarefa a realizar e a informação sobre a próxima movimentação da equipa no tabuleiro. Após completar a jogada, a equipa passa a vez à seguinte. Vence a primeira equipa que cumprir todas as tarefas da sua carta missão.

O jogo inclui um tabuleiro, um conjunto de cartas missão e um conjunto de cartas desafio de cada categoria. As equipas devem providenciar os respetivos peões. Cada casa do tabuleiro corresponde uma categoria, que indica o tipo de tarefa a realizar. A casa prateada é especial, podendo a equipa escolher a categoria que preferir.