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Regras

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Preparação!
  1. Os jogadores organizam-se em equipas com, pelo menos, dois elementos.

  2. Cada equipa tira uma carta missão, que deve manter oculta. 

    carta missão
  3. Começa a equipa que tiver o elemento mais novo. O jogo decorre no sentido horário. Cada equipa joga uma vez e cede o lugar à seguinte.

Começa o jogo!
  1. As equipas colocam o seu peão na casa partida.

    Tabuleiro Newton
  2. A equipa em jogo retira uma carta desafio. Sempre que sair a categoria + Cultura, o desafio deve ser lido por um elemento de uma equipa adversária. Se sair outra qualquer categoria, deverá ser um elemento da própria equipa a ler o desafio e os restantes elementos da equipa a responder. As palavras indicadas numa carta desafio da categoria − Palavra, ou seus derivados, não podem ser pronunciados pelo elemento escolhido. 

    carta desafio exemplo
  3. Se a equipa superar a prova, regista o resultado.

  4. O peão da equipa em jogo avança o número de casas indicado na carta desafio. Esta equipa pode escolher o sentido dessa movimentação e cede a vez à seguinte.

Vencedor!

Ganha a primeira equipa que tiver completado com sucesso todas as tarefas indicadas na sua carta missão.



NOTA: O grafismo das cartas/tabuleiro apresentados são meramente ilustrativos e não correspondem à versão final do jogo.