Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Exposição 'A Observação do Sol'

O nascer e o pôr do Sol têm marcado a vida humana em todos os tempos. A energia do Sol permitiu a evolução da vida e continua a permitir hoje a vida na Terra.

O Sol é o astro mais observado e estudado. Na Irlanda, em Newgrange, podem ser encontrados os primeiros registos do Sol em pedras tumulares que datam de há cinco mil anos. Hoje o Sol é extensivamente investigado usando aparelhos à superfície da Terra e no espaço. Os motivos para este estudo são muitos e variados. Desde a compreensão da influência da radiação solar na atmosfera da Terra até à compreensão das outras estrelas. Afinal, o Sol não é mais do que uma estrela entre alguns milhares de milhões de estrelas que povoam a nossa galáxia, a Via Láctea.

Por outro lado, há 80 anos atrás, o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra iniciou a observação sistemática da fotosfera e da cromosfera solar usando um espectroheliógrafo instalado pelo Doutor Francisco Costa Lobo. Este instrumento continua a ser usado diariamente.

Esta exposição, em que o Sol é o centro, mostra as razões e os métodos para observar e estudar o Sol.

Painéis expostos (formato PDF): 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9.

Iniciativa conjunta com o Departamento de Física.
Colaboração da Agência Espacial Europeia.