Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Que certeza por detrás das conclusões estatísticas?

Dinamizadora: Maria de Nazaré Mendes Lopes

A Estatística é hoje uma das áreas científicas de maior versatilidade e divulgação devido, essencialmente, ao seu carácter interdisciplinar. Das Ciências Humanas e Sociais às Económicas e Tecnológicas, passando pelas Ciências da Vida, todas lidam com populações ou sistemas impossíveis de representar por modelos deterministas. A descrição, análise e interpretação de tais populações ou sistemas, com a obrigatória avaliação do grau de certeza das conclusões, são o objetivo essencial das metodologias estatísticas. 

Nesta palestra ilustraremos e discutiremos tais conclusões, ligadas sobretudo às decisões por amostragem, recorrendo a exemplos práticos que possam motivar os estudantes. Destes, destacamos o tratamento de sondagens sobre temas atuais e de interesse para a sociedade em geral. Os dados em estudo foram obtidos por inquérito à população sendo o seu tratamento realizado com o recurso ao software estatístico SPSS. 

Duração: 1h
Público-alvo: Alunos do Ensino Secundário
Material: Projetor e tela