Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
O mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário visa formar professores das disciplinas de Matemática dos ensinos Básico e Secundário. A este mestrado corresponde o grau de Mestre em Ensino da Matemática, o qual é condição necessária para o exercício da profissão de Professor dos Ensinos Básico ou Secundário.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR | ESTRUTURA CURRICULAR | CONDIÇÕES DE ACESSO | CONTACTOS |
|
Competências a adquirir
Para além das competências adquiridas na Licenciatura em Matemática, este mestrado deverá ainda desenvolver nos seus formandos capacidade para:
- integrar e operacionalizar os conhecimentos disciplinares com vista ao ensino e à promoção da aprendizagem;
- fazer um estudo crítico dos programas do Básico e Secundário;
- refletir sobre a profissão docente e a realidade escolar (avaliação, legislação, planificação do ensino, deontologia profissional, organização e funcionamento das escolas, contexto social);
- aplicar conhecimentos de psicologia da adolescência em contexto escolar.
|
Estrutura Curricular
O Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário tem a duração de 2 anos. O curso totaliza 120 unidades ECTS. A estrutura curricular do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário é a seguinte:
1.º semestre
- Didática da Análise (7 ECTS)
- Didática da Geometria (8 ECTS)
- História da Matemática (6 ECTS)
- Organização Escolar e Gestão da Sala de Aula (4 ECTS)
- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (5 ECTS)
2.º semestre
- Desenvolvimento Curricular e Avaliação (5 ECTS)
- Didática da Álgebra (7 ECTS)
- Meios Computacionais no Ensino da Matemática (6 ECTS)
- Metodologia da Matemática (8 ECTS)
- Necessidades Educativas Especiais (4 ECTS)
3.º semestre
- Estágio e Relatório (anual, 48 ECTS)
- Projeto Educacional I (6 ECTS)
4.º semestre
- Estágio e Relatório (anual, 48 ECTS)
- Projeto Educacional II (6 ECTS)
|
Condições de acesso
De acordo com o Decreto Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, podem candidatar-se a este ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, os candidatos que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
- Serem titulares de uma licenciatura ou uma das habilitações referidas nas alíneas a) a c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto;
- Tenham obtido, quer no quadro da habilitação académica a que se refere a alínea anterior, quer em outros ciclos de estudos do ensino superior, um mínimo de 120 ECTS de formação na área da Matemática;
- Obterem aprovação em prova, escrita e oral, destinada à aferição do domínio da língua portuguesa e da capacidade de argumentação lógica e crítica.
Notas:
- Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos das alíneas a) e c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, mas não da alínea b), tenha obtido nas áreas de docência 75% dos créditos necessários.
- Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos das alíneas b) e c) do n.º 1, do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, mas não da alínea a), seja detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCTUC.
|
Contactos
Departamento de Matemática da FCTUC
Apartado 3008
EC Santa Cruz
3001 – 501 Coimbra
Telefone: +351 239 791 150
Fax: +351 239 793 069
Email: secmat@mat.uc.pt
Coordenação do curso:
- Jaime Carvalho e Silva (coordenador, DMUC)