Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Daniela Coito

EDP Comercial

Daniela Coito

- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC? 

Fiz o meu ensino secundário na localidade onde cresci, em Alcobaça, na Escola Secundária de Dona Inês de Castro de Alcobaça. Desde que me lembro que o gosto pela matemática faz parte da minha vida. Na altura da escolha do curso para ingressar na universidade, tinha um critério bem específico: ter cadeiras com matemática. No entanto, nenhum dos cursos vistos tinha um número suficiente de cadeiras de matemática que me fizesse acreditar que era o curso certo. Foi aqui que percebi que o curso que me enchia as medidas era Matemática. A escolha da UC foi devido ao espírito académico inerente da cidade de Coimbra.

- Que memória guarda dos anos que estudou na UC?
Os 6 anos que estudei em Coimbra ficarão para sempre na minha memória. Tive momentos menos felizes, onde pensei que poderia não conseguir acabar o curso, mas os momentos felizes sobrepuseram a estes, e no final terminei o curso. Em Coimbra, aprendi, cresci e sorri muito. Fiz muitas noitadas, e não me refiro apenas às noites bem passadas com os meus amigos nas ruas de Alta, refiro-me também às noites passadas a estudar, que foram muitas. Tive a sorte de viver numa residência universitária, sim a sorte! Foram muitas as histórias que foram partilhadas. Ainda, tive a oportunidade de fazer Erasmus, experiência essa que recomendo.

- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC? 
Após a licenciatura em Matemática e o mestrado em Estatística, Otimização e Matemática Financeira, em Coimbra, ingressei num estágio profissional na EDP Comercial, em Lisboa, na Direção de Operações B2B, na área de Faturação. A meio do estágio, tive a oportunidade de ingressar nos quadros da empresa, na mesma função do estágio mas com novas responsabilidades. Neste momento, encontro-me responsável pela faturação do segmento de Estado na EDP Comercial.

- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC?
A capacidade de interpretar, resolver e adaptar a problemas são a maior bagagem que adquiri ao longo da minha formação e que me ajudam no meu percurso profissional. No entanto, outras ferramentas adquiridas são fundamentais para o meu dia-a-dia, nomeadamente, as ferramentas de programação. A digitalização das empresas é cada vez mais evidente e ter os conhecimentos necessários faz com que sejamos uma mais valia para as mesmas.