Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Hugo Nogueira

Data Science and Business Analytics (SONAE), 2015

Hugo Nogueira

- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC? 
O ensino secundário foi feito na Escola Secundária de Baltar, distrito do Porto. O que me fez escolher a UC foi o facto de ser a universidade com mais prestígio e tradição académica em Portugal. Era um sonho estudar em Coimbra e vivenciar toda a história e tradição que só Coimbra tem para oferecer.

- Que memória guarda dos anos que estudou na UC? 
Dos melhores anos da minha vida. Coimbra e a sua Universidade têm algo que só mesmo quem por lá passa poderá entender. Não se consegue explicar.

- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC? 
Depois de estudar na UC, seguiu-se o mundo empresarial. Comecei e continuo no grupo SONAE, Inicialmente como Gestor de Forecast , posteriormente como Gestor logístico e ainda Business Intelligence Analyst. Atualmente estou ligado ao desenvolvimento em Data Science e Business Analytics na empresa TLANTIC que é a empresa tecnológica do grupo SONAE.

- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC?
Fiz o Mestrado em Métodos Quantitativos em Finanças. O programa deste mestrado é um dos mais bem estruturados e completos que existe. Aliado ao prestígio da Universidade de Coimbra, é claramente uma mais valia ao nível de competências e uma referência para o mercado de trabalho. A formação Matemática que tive serviu como uma rápida plataforma de entrada no mundo empresarial . As competências adquiridas são evidentes e o mercado de trabalho tem necessidades reais em que a Matemática é uma grande mais valia. Este conhecimento aliado à criatividade fez com que resolvesse alguns problemas do mundo real dos negócios , aplicando técnicas e conhecimentos matemáticos. Hoje, trabalho com Data Science e Business Analytics, e tenho clara noção da extrema importância que teve a minha formação em matemática. É sem duvida uma mais valia e um conjunto de competências diferenciadoras, do qual me orgulho muito e que me tornam cada dia mais forte e competente.