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Manuel Rocha

IT Manager na Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa em Maputo | Consultor nas empresas Alidata e Sendys, 2015

Manuel Rocha

- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC?
Fiz o ensino secundário na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria. Escolhi estudar Matemática na UC, pois durante todo o ensino básico e secundário, sempre gostei bastante de Matemática e gostei também desde cedo de informática. Quando soube que o curso de Matemática em Coimbra tinha um ramo de Computação, achei que poderia ser a junção de duas das áreas que mais gostava. Nunca coloquei a hipótese de estudar noutra universidade, sendo que nem sequer concorri para mais nenhuma.

- Que memória guarda dos anos que estudou na UC? 
Terão sido porventura os melhores anos da minha vida. Adorei estudar na UC. Toda a envolvência da Universidade, da cidade, dos estudantes, era fantástica. Havia um espírito académico como eu não achava igual nas outras universidades que visitei na altura. Uma das coisas que ainda hoje acho curiosas era a "transformação" de algumas das cantinas em salas de estudo durante a época de exames (à noite e aos fins de semana), onde passei muitas horas a preparar-me para os exames.

- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC? 
Fiquei de imediato empregado numa empresa de desenvolvimento software, onde trabalhei como programador durante 3 anos. Vim depois para a Escola Portuguesa de Moçambique - CELP, onde ainda me encontro ao fim de quase 9 anos, desempenhando o cargo de IT Manager. Simultaneamente, sou ainda consultor nas empresas Alidata e Sendys (sediadas em Portugal), nas suas atividades em Moçambique.

- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC?
Penso que terá sido importante, na medida em que me deu ferramentas para lidar com vários problemas no dia a dia, quando era programador, especialmente, porque me permitiu encarar novas linguagens de programação com bastante facilidade, dada a formação teórica nesta área que o curso de matemática me ofereceu. A formação adquirida possibilitou-me bastante flexibilidade para encarar os diferentes desafios que me foram sendo colocados.