Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Maria Manuel Pereira

Workforce Software Consultant, Accenture Portugal, 2019   

Maria Manuel Pereira

- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC? 
O meu percurso escolar foi ligeiramente diferente dos meus colegas de licenciatura. Quando frequentava o 10.º ano ainda vivia na Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde comecei o meu percurso escolar. Pouco depois, mudei-me para Coimbra, a cidade onde nasci, e frequentei a Escola Secundária Dom Duarte, em Santa Clara. O facto de depois do 12.º ano ter ido para o curso de Matemática foi um acidente. Como o que eu queria era uma engenharia, acordei com os meus pais que se não gostasse de Matemática mudaria de curso. Mas cheguei ao final do ano a pensar que não poderia ter escolhido um curso com que me identificasse tanto, não me arrependo até agora.

- Que memória guarda dos anos que estudou na UC?
As memórias que guardo com mais carinho na UC são, sem dúvida, os meus anos no núcleo de estudantes de Matemática, a proximidade com os colegas e o sentir que fazia parte não só de um curso, mas de um grupo de pessoas que estavam juntas para o mesmo. Não posso também deixar de apontar a proximidade para com os professores do curso que também guardo com muito carinho.

- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC? 
Depois de terminar a licenciatura, frequentei o mestrado em Análise Aplicada e Computação. No final do mestrado, em Julho, acabei a minha tese e comecei à procura de emprego. Encontrei uma vaga na Accenture que se adequava melhor ao que estava à procura na altura. Entrei para a Accenture em Outubro para trabalhar numa equipa que implementa o sistema de recursos humanos. Apesar desta tarefa não estar ligada diretamente à Matemática é algo em que consigo ainda juntar o pensamento lógico da Matemática com a interação com pessoas de todo o mundo.

- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC?
O meu percurso profissional ainda não é extenso, mas posso dizer que até agora tenho trabalhado um pouco com bases de dados, algo que aprendi durante a licenciatura em Matemática. Mas acho que, sem dúvida, o pensamento lógico e a capacidade de desconstruir problemas em coisas mais simples é sempre uma mais valia em todas as áreas. Sem dúvida que tiraria de novo a licenciatura e o mestrado que tirei pois fiquei com bases suficientes para integrar uma equipa multidisciplinar e ajudar um pouco em tudo.