Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Ricardo Campos

Doutorando em Matemática Pura na Universidade de Zurique, 2015

Ricardo Campos

- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC?
Venho da Figueira da Foz, onde os meus estudos pré-universitários foram feitos. O meu interesse em Matemática existiu desde sempre, mas a ideia de seguir Matemática como curso universitário surgiu quando descobri que a ideia que eu tinha de que um estudante de Matemática só poderia perseguir uma carreira de professor estava bastante errada. A decisão de estudar na UC deveu-se principalmente a eu saber que seria um sitio com boa qualidade de ensino. O facto de ser numa cidade que eu gosto muito e que está perto da Figueira da Foz foram um incentivo adicional.

- Que memória guarda dos anos que estudou na UC? 
Guardo apenas boas memórias dos meus anos como estudante na UC. Como estudante recordo a bela cidade de Coimbra que me conquistou, os professores que normalmente se mostravam disponíveis e incentivadores, os colegas que tanto se juntavam para pegar nos livros como para beber uma cerveja.

- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC? 
Depois de fazer a minha licenciatura na UC fiz o mestrado em Álgebra e Geometria na Universidade de Paris e depois comecei o doutoramento em Zurique, onde estou há dois anos. A minha investigação incide principalmente em Álgebra Homológica e Física-Matemática.

- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC? 
Certamente nem tudo o que aprendi enquanto estudante no DMUC me veio a ser útil no meu percurso profissional, mas os conhecimentos que obtive permitiram-me fazer escolhas bem informado, tornando claro quais as áreas que iam mais de encontro aos meus interesses. Creio que no DMUC obtive bases sólidas em diversas áreas da Matemática pura que me vieram a ser bastante úteis mais tarde.