Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Sónia Won

Software Engineer / Scrum Master na empresa Nokia, 2015

Sónia Won

- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC? 
Escola Secundária de Tondela, distrito de Viseu. Escolhi estudar Matemática porque sempre foi a minha paixão. Sempre foi um prazer aprender e exercitar matemática. A UC oferecia algumas opções como Matemática Aplicada que me chamou a atenção. Também escolhi a UC pelo seu prestígio, pela reconhecida qualidade de ensino.

- Que memória guarda dos anos que estudou na UC? 
Foram sem dúvida os melhores anos da minha vida. Coimbra é mágica. É uma cidade verdadeiramente universitária, que permite aos seus alunos uma integração total, enquanto vão crescendo e amadurecendo. As amizades, o estudo árduo mas recompensador, toda a mística académica que nos faz sentir pertencer a uma comunidade única foram experiências marcantes e inesquecíveis.

- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC? 
Ainda antes de terminar o curso, trabalhei num projeto na área da formação das TIC, junto das escolas básicas do 1.º ciclo, em colaboração com a Escola Superior de Educação. Entretanto, recebi uma proposta para um contrato de trabalho mais efetivo na zona de Lisboa, na área de web marketing, para um projeto de PRM (Partner Relationship Management) na Samsung Electrónica Portuguesa. Após 2 anos, decidi enveredar pela área de engenharia de software, na Siemens. Continuei a trabalhar nesta área até hoje, acompanhando todas as mudanças a que a própria empresa foi sujeita: Siemens Networks, Nokia Siemens Networks, Nokia Solutions and Networks e atualmente, Nokia. Atualmente, além de trabalhar como software engineer, acumulo também funções de scrum master (team leader), ajudando a equipa e gerir o seu trabalho para conseguirmos atingir os objectivos propostos.

- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC? 
A minha formação no DMUC foi crucial para o meu percurso. Tecnicamente forneceu-me as bases na área da programação, da algoritmia, a capacidade de abstração e de raciocínio lógico. Em termos de "soft skills", preparou-me para enfrentar o mundo de trabalho exigente, onde a excelência é fundamental.