NB: Há duas formas de inscrição no Encontro (com
ou sem Acção de Formação) e só é necessário fazer uma das inscrições e
um dos pagamentos. Nesta página estão os links para a inscrição COM
Acção de Formação.
O Encontro de História da Ciência no Ensino tem associada uma Acção de Formação creditada para os professores dos grupos 230, 510 e 520
Acção: A História da Ciência no Ensino das Ciências
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-81968/15
Número de créditos: 1
Datas de realização da Acção: 26 e 27 de Maio de 2017
A ideia de que a História das Ciências constitui uma dimensão indispensável na educação dos jovens e seja integrada nos currículos de ciências reune um largo consenso entre investigadores no domínio da educação em ciências que apontam como argumentos, entre outros, que a História das Ciências promove uma melhor compreensão dos conceitos e métodos científicos e pode ajudar o professor a antecipar concepções perfilhadas pelos alunos.
O presente curso de formação, no qual os formandos terão contacto com a história da ciência e oportunidade de dialogar com especalistas nesta área, visa contribuir para a aquisição de conhecimentos e de competências por parte dos professores neste tema com o objectivo de melhorarem e tornarem mais efectivas as suas práticas de ensino.
Informações e inscrição:
Gabinete de formação da UTAD
email: alexandrag@utad.pt (Alexandra Gomes)
tel: 259350541
Custo da acção: 25 euros
Avaliação da acção:
Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso. A avaliação expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores com base num relatório.
O relatório consistirá numa reflexão sobre o Encontro quanto seu valor formativo e implicações em termos de mudanças de práticas. - Os critérios de avaliação do relatório são os seguintes:
- critérios formais (10%): extensão (3 páginas A4), tipo de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento (1,5) devendo ser entregue em pdf (por email para 2ehce2017@gmail.com) até ao dia 17 de junho de 2017.
-
reflexão crítica (90%): balanço global,
necessidades de formação específica,
workshops/oficinas de formação e aprendizagens,
competências desenvolvidas e aplicabilidade das
temáticas na prática docente, contributos para
mudanças de práticas profissionais e sugestões.