a carregar...

FCTUC

2º Encontro de História da Ciência no Ensino

Localização, acesso e alojamento

Localização do Departamento de Química, Polo I, Universidade de Coimbra (UC)

O departamento de Química está localizado no Polo I da Universidade de Coimbra (acesso pela Praça D. Dinis e Rua Larga).

Localização DQ


Chegada a Coimbra de Comboio
Os comboios Alfa e Intercidades param em Coimbra B. A ligação entre Coimbra B e Coimbra A (Baixa da cidade) pode ser demorada. Uma alternativa é o taxi (custo aproximado 7 a 8 euros de Coimbra B até à UC, Polo I) ou o autocarro (1.6 euros bilhete adquirido no autocarro, ou 0.52 em cartão pré comprado), há vários que passam na Praça da República. De Coimbra A pode subir-se a pé para a UC. É uma subida interessante, mas relativamente dura (o autocarro 103 sobe até à UC e há outros autocarros até aos Arcos do Jardim ou Praça da República).

Chegada a Coimbra de Autocarro
A paragem da maioria dos autocarros, em particular da Rede de Expressos é na Rua Fernão de Magalhães. Daqui pode usar-se um táxi (6 a 7 euros da Rodoviária à UC, Polo I) ou autocarro.  (1.6 euros bilhete adquirido no autocarro, ou 0.52 em cartão pré comprado). Nesta avenida passam vários autocarros que vão até à Praça da República.


Chegada de carro
O estacionamento perto do Departamento de Química, Polo I da UC, é difícil, mas se chegarem antes das 9 horas (de preferência até às 8:30), ainda há, em geral, alguns lugares disponíveis na Rua dos Arcos (Bairro Sousa Pinto), Rua do Arco da Traição, Rua dos Estudos e no Largo D. Dinis. Notar que os parques assinalados nesse largo são apenas para funcionários da UC (embora pagos). A Rua Larga está vedada ao trânsito entre as 7 e as 20 horas por isso o acesso à Rua de S. Pedro, Rua do Arco da Traição e à parte da Rua dos Estudos onde fica o Museu da Ciência da UC, deve ser feito pela Rua Padre António Vieira (onde o estacionamento é pago). 

Refeições nas imediações do Departamento de Química

No Polo I da Universidade há várias cantinas e bares da UC de boa qualidade e o acesso aos participantes do encontro está autorizado. Os preços variam entre 4.1 euros (refeição social funcionários incluindo pratos vegetarino) e 6.5 euros (restaurante-buffet com lugares limitados), menu-saladas, restaurante-snack (preço variável, dependendo da opção), etc. Na sexta-feira ao almoço estão disponíveis Cantina das Químicas, Cantina da Faculdade de Letras, Cantina da Faculdade de Direito, Cantina dos Antigos Hospitais/Arquitectura, entre outras; na sexta feira ao jantar e sábado está disponível a Sala A (ao fundo das escadas monumentais). Ver todas as opções e ementas aqui. Há também restaurantes privados como o do Instituto Justiça e Paz (a partir de cerca de 5 euros), Bar das Matemáticas, (idem), cafetaria do Museu Machado de Castro (cerca de 8.5 euros menu almoço), Steel (antigo OAF, cerca de 8.5 euros menu almoço), entre outras opções.


Alojamento nas imediações do Departamento de Química
Existem vários tipos de alojamentos num raio de um (ou dois) quilómetros do DQ, desde Hotéis de charme até pensões, hostéis e alojamentos locais. Apenas a título indicativo, apresenta-se de seguida os links e mapas correspondentes aos sites Booking.com, Trivago.com e Airnb.com (NB: não temos qualquer responsabilidade na informação ou relação com estas companhias)

Booking MapTrivago MapAirbnb Map