Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Divulgação



Visitas ao Departamento de Química

O Departamento de Química tem todo o gosto em receber visitas de Escolas de todos o níveis de ensino e em realizar atividades práticas e de demonstração nos laboratórios.

Para marcações, contar o professor Sérgio Rodrigues (spjrodrigues@uc.pt) 

Palestras e oficinas dinamizadas pelo Departamento de Química

Os investigadores do Departamento de Química podem realizar nas Escolas Palestras e Oficinas.

Para as marcações e organização contactar o Gabinete de Apoio à Divulgação da FCTUC (gad@fct.uc.pt) ou a doutora Ana Lúcia Lopes (ana.lucia.lopes@uc.pt).

Lista das Palestras e Oficinas:


Título: Qual a importância da Química no Tratamento de Água?

Orador: Artur Valente

Breve descrição da atividade: Com as alterações climatéricas a água potável é, cada vez mais, uma substância elemento escassa e de elevado valor que é necessário preservar. A Química, quer através da aplicação de alguns dos seus processos fundamentais quer através do desenvolvimento de novos materiais, é imprescindível para que esse bem possa ser reutilizado.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: 3º Ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45 min ou 2 blocos de aulas – aprox. 90 min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Moléculas para além das ligações covalentes

Orador: Artur Valente

Breve descrição da atividade: A importância da Química Supramolecular no nosso quotidiano é cada vez mais relevante através do desenvolvimento de novas moléculas, sem que para isso seja necessário a formação de ligações covalentes. Este desenvolvimento faz-se sentir em áreas tão importantes como a Química Farmacêutica ou a Química dos Polímeros.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: 3º Ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min ou 2 blocos de aulas - aprox.90min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Química no computador: realidade ou fantasia?

Orador: Jorge Marques

Breve descrição da atividade: Esta palestra pretende dar uma visão geral dos avanços metodológicos na investigação em Química devidos à utilização dos computadores. Serão apresentados alguns exemplos de simulações computacionais de sistemas físico-químicos.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário (preferencialmente) ou 3º Ciclo (9º ano);

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Remota (para já);

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Iões metálicos e evolução - Relevância nas ciências da vida

Oradora: Maria Luísa Ramos

Breve descrição da atividade: Tópicos a abordar: Ambiente original após o arrefecimento; precipitação de CO2 na forma de CaCO3 e o aumento da Superfície Terrestre. O mar primitivo e sua evolução (iões metálicos em função da quantidade de oxigénio, i.e. de condições a alteração das condições anaeróbicas para aeróbicas); o aparecimento da vida e a pressão evolutiva; Relevância biológica dos iões metálicos (alguns exemplos); metais essenciais e metais tóxicos; formas de vida alternativas; metais em medicina (alguns exemplos). Palestra dirigida a escolas com alunos do 11º e 12º anos, que frequentem Química e/ou Biologia.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite;

Título: Urânio, Toxicidade e remediação

Oradora: Maria Luísa Ramos

Breve descrição da atividade: Depois de algumas considerações mitológicas e históricas, a palestra centra-se nas propriedades físicas e químicas e nas aplicações mais comuns do urânio, onde se inclui o uso do urânio empobrecido em cenários de guerra, os seus efeitos tóxicos e algumas estratégias possíveis de remediação em animais e humanos.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox.45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Realidade virtual e aumentada: aplicações em Química

Orador: Paulo Abreu

Breve descrição da atividade: A realidade virtual permite a simulação e a interação de sistemas físicos num ambiente simulado de uma forma imersiva, recorrendo ao uso de óculos (HMD) e controladores. A realidade aumentada permite a introdução e interação com objectos simulados no mundo real, usando por exemplo a câmara do telemóvel. Nesta palestra iremos ver exemplos destas duas novas tecnologias e a sua aplicação em Química.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário, 3º ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: A gastronomia molecular e a Química

Orador: Paulo Abreu

Breve descrição da atividade: A Gastronomia Molecular é segundo Hervé This (um dos dois cientistas que criaram a designação) a parte da Ciência dos Alimentos que estuda as suas transformações físicas e químicas. Iremos ver como se desenvolve o sabor e como se pode alterar a textura dos alimentos ou como os podemos cozinhar sem recorrer ao calor.

Tipo de atividade: Oficina;

Público Alvo: Ensino Secundário, 3º ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Química verde: solução para a poluição

Orador: Marta Piñeiro

Breve descrição da atividade: Os Químicos têm sido grandes dinamizadores de práticas sustentáveis em prol da saúde do nosso Planeta e da nossa Sociedade. A Química Verde é uma nova área que visa conceber produtos e processos químicos que permitam eliminar ou reduzir a utilização e a síntese de substâncias potencialmente prejudiciais para o homem e para o meio ambiente. O desenvolvimento da Química Verde tem permitido modificar e estabelecer novos métodos, técnicas e procedimentos para a produção sustentável de produtos que asseguram o bem-estar da nossa Sociedade. Os alunos serão introduzidos na área da Química Verde, analisarão os seus princípios e verão alguns exemplos que ilustram a sua aplicação no desenvolvimento de processos sustentáveis.

Público Alvo: Ensino Secundário

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Desenvolvimento de fármacos, a perspetiva química

Orador: Marta Piñeiro

Breve descrição da atividade: Até ao início do século XX o tratamento das doenças consistia no uso de drogas de origem animal, vegetal ou mineral em que o princípio ativo era desconhecido e cujo uso se baseava na observação de efeitos curativos, mas desconhecendo o modo de ação. O panorama atual é muito diferente: devido à descoberta dos antibióticos e ao progresso da química orgânica, no arsenal terapêutico atual predominam os fármacos de origem sintética (50% do total dos fármacos). Utilizando os fundamentos da química orgânica analisaremos as vias de desenvolvimento da síntese de fármacos tão conhecidos como a aspirina ou o paracetamol ou os de uso menos comum como as porfirinas.

Modalidade: Palestra

Duração da atividade: 1 bloco de aulas (aprox. 45 min.)

Público Alvo: Ensino Secundário.

Número de participantes: sem limite.

Título: Química?! Nas coisas comuns e incomuns, num mundo mais sustentável

Orador: Sérgio Rodrigues

Breve descrição da atividade: Passeio ao encontro da surpresa e da necessidade de encontrar a química em todas as coisas que nos rodeiam, no presente, passado e futuro de um mundo mais sustentável. Esta palestra é adaptável aos públicos e aos locais.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário ou 3º Ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Livros com Química: um olhar sobre a presença da química na literatura

Orador: Sérgio Rodrigues

Breve descrição da atividade: A química, assim como o conhecimento e prática desta ciência, está presente em muitas obras literárias e em algumas dos mais importantes livros da história da humanidade. Para além dos químicos como personagens e dos aspetos técnicos, históricos e sociais, procuram-se os contactos que os autores tiveram com esta ciência e as suas realizações, assim como da memória da tecnologia e condições de vida do mundo em que viveram.

Esta palestra pode ser integrada em atividades interdisciplinares envolvendo alunos e professores das áreas das humanidades e bibliotecas escolares.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário ou 3º Ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Química e Astronomia: água no sol e aminoácidos no espaço?

Orador: Sérgio Rodrigues

Breve descrição da atividade: Será mais fácil encontrar água no sol ou aminoácidos no espaço?

Como podemos saber que há água no Sol, em especial nas manchas solares? E que moléculas existem nas estrelas, planetas e espaço interstelar?

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário ou 3º Ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Química Medicinal: À descoberta de medicamentos inovadores

Orador: Luís Arnaut

Breve descrição da atividade: A Química Medicinal tem por objetivo conceber, desenhar, sintetizar e otimizar novas moléculas com efeitos terapêuticos acrescidos, que venham a ser parte dos medicamentos do futuro. A Química Medicinal reúne saberes da Química, das Ciências da Vida e das Ciências da Saúde, privilegiando a interdisciplinaridade e uma visão integradora dos saberes de forma a contribuir para a melhoria da saúde humana.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: 3º Ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Como funciona o Universo?

Orador: Bernardo Albuquerque Nogueira

Breve descrição da atividade: O objetivo desta palestra é explicar de que forma funciona o Universo (ou o que conhecemos dele) a nível físico-químico. Baseada nos limites do conhecimento atual, é apresentada sucintamente a Teoria da Gravidade Quântica, que reúne as famosas Teorias da Relatividade Geral e da Mecânica Quântica.

Com base nestas duas teorias, que são explicadas com recursos a analogias simples e de fácil compreensão, ainda que o seu conteúdo não o seja, e por isso estarem em contínuo estudo por cientistas de todo o mundo, é explicado o funcionamento atómico e molecular de tudo o que conhecemos.

Na parte final desta palestra, apresenta-se a utilidade dos conceitos abordados no sentido da sua aplicação em investigação em Química, mostrando como nos permitem estudar meteoritos, detetar explosivos em impressões digitais em análises forenses futurísticas, compreender a distribuição das moléculas em medicamentos e investigar de moléculas que mudam de cor com a temperatura.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário;

Duração: 2 bloco de aulas – aprox. 90min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: 5 descobertas que mudaram o mundo.

Orador: Bernardo Albuquerque Nogueira

Breve descrição da atividade: Esta palestra começa com a contextualização temporal do início da vida no Planeta Terra e do início da existência humana em relação ao início do Universo, de forma a mostrar a juventude tanto da nossa civilização, como da ciência moderna. 

Depois desta introdução, são apresentadas 5 descobertas científicas que mudaram o mundo, para o bem e para o mal, e a suas implicações na nossa sociedade. São elas: os fósforos, a world wide web (WWW), a penicilina, o tetra-etil chumbo e os CFC’s. No caso destes dois últimos exemplos, é ainda demonstrado o papel que a ciência teve na resolução dos problemas globais que se levantaram com a comercialização destes compostos. Com este exemplo, a palestra termina com a demonstração da centralidade da ciência na resolução dos desafios ambientais que enfrentamos no nosso Planeta.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário ou 3º Ciclo;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox.45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Para que me serve a Química?!

Orador: Ana Lúcia Lopes

Breve descrição da atividade: Esta palestra pretende dar uma visão geral de como a química está presente no nosso dia-a-dia. Em coisas simples, como o descascar de uma cebola ou uma raquete de ténis, mas também em matérias mais complexas, como a utilização da terapia fotodinâmica no tratamento de certos tipos de cancro.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Pigmentos da Vida

Orador: Mário J. F. Calvete

Breve descrição da atividade: As porfirinas são os pigmentos da vida, omnipresentes na natureza, mas também se podem preparar no laboratório. Nesta conversa, é sobre isso que vamos falar, como se preparam e como se podem utilizar em variadíssimas aplicações, saídas dos nossos laboratórios do departamento de Química da Universidade de Coimbra.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox.45min;

Modalidade: Presencial ou Online;

Número máximo de participantes: sem limite.

Título: Os segredos da Química!!!

Orador: Sara Pinto

Breve descrição da atividade: Sabiam que a Química está por detrás de tudo o que nos rodeia? Desde o início dos nossos tempos que a Química faz parte do nosso dia a dia!! Na medicina, no desenvolvimento de novos materiais, em tudo o que nos rodeia a Química está presente!!! A Alquimia é considerada como a génese do que é agora a Química… vamos então explorar o mundo da Química e perceber como ela é aplicada atualmente no nosso quotidiano.

Tipo de atividade: Palestra;

Público Alvo: Ensino Secundário;

Duração: 1 bloco de aulas – aprox. 45min;

Modalidade: Presencial ou Online;