Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Objectivos

Os objetivos gerais deste ciclo de estudos:

- Enquadram-se na habilitação profissional para a docência de física e de química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (3º CEB & ES), pretendendo-se que os alunos desenvolvam conhecimentos, habilidades e competências requeridas para professores de física e de química, no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo, de orientações gerais de política educativa, de programas, metas e orientações curriculares pertinentes;

- Consideram perfis gerais e específicos de desempenho profissional, orientações de política educativa nacional e orientações curriculares para os 3º CEB & ES, condições socioeconómicas e mudanças emergentes na sociedade, na escola e nos papéis do professor, evolução científica e tecnológica e os contributos relevantes da investigação educacional, visando assegurar aprendizagens requeridas para professores de física e de química e para o seu desenvolvimento profissional.

Os principais objetivos de aprendizagem são:

- Construir conhecimentos sólidos dos conteúdos programáticos e orientações curriculares vigentes dos Ensinos Básico e Secundário de Física e de Química, e de metodologias corretas e adequadas, do ponto de vista científico e pedagógico.

- Utilizar na prática pedagógica conhecimentos adquiridos nas áreas de estudo, bem como os relacionados com os aspetos educacionais específicos, incluindo a planificação de aulas, elaboração e desenvolvimento de materiais e recursos didáticos, de acordo com modelos de ensino vigentes.

- Fomentar a adaptação de ensino a variadas situações de aprendizagem e desenvolvimento humano, tanto em termos de ensino a alunos de diversos níveis etários, capacidades e disponibilidade para aprender, como perante mudanças e inovações, designadamente alterações curriculares, desenvolvimento de projetos interdisciplinares, entre outras.

- Fomentar boas práticas de avaliação e aprendizagem.

- Adquirir conhecimentos sobre realidades escolares, incluindo enquadramento legislativo da organização das escolas, que estimulem cooperação com órgãos diretivos das escolas e com a comunidade escolar.

Saídas profissionais

Os mestres em «Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário»  ficam habilitados, com profissionalização, para a docência de Física e de Química no ensino básico e secundário. Podem ainda exercer funções especializadas em Museus de Ciência, Centros Ciência Viva e outros Centros de divulgação e ensino.

Habilitações de acesso

As condições gerais e específicas de acesso a este mestrado, como aos restantes mestrados que conferem habilitação profissional para a docência, estão reguladas pelos artigos 17º e 18º do Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. Mais informações nesta pagina.

Candidatura via UC

Coordenadores

Décio Ruivo Martins (decio@uc.pt)

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues (spjrodrigues@ci.uc.pt)

Plano de Estudos

Pode consultar o plano de estudos (por anos lectivos) na página da Universidade de Coimbra que encontra aqui.