Unidade de I&D "Química Física Molecular"
A Unidade de I&D "Química-Física Molecular" é constituída por um conjunto de Docentes/Investigadores cujos principais temas de investigação são:
- novos agentes anticancerígenos baseados em metais (ex. complexos polinucleares de Pt(II) e Pd(II)) e estudo do seu efeito em células humanas – (i) atividade citotóxica, mediante testes biológicos in vitro; (ii) impacto no metabolismo e perfil bioquímico celular, através de técnicas de microespetroscopia vibracional (infravermelho e Raman).
- métodos de diagnóstico precoce de cancro por microespetroscopia (infravermelho e Raman).
- extratos de plantas autóctones – determinação das suas propriedades, com vista a aproveitamento como quimiopreventivos (nutracêuticos).
- estudo da composição e deteção de biomarcadores químicos associados à resistência de plantas a pragas (ex. nemátode-da-madeira-do-pinheiro) – com o objetivo de promover a sua resiliência no contexto das atuais alterações climáticas.
- estudo, por espectroscopia vibracional, do efeito do calor (ex. incêndios e/ou explosões) e de patologias em ossos humanos – aplicações em Ciência Forense, Bioantropologia e Arqueologia.
- estudos de investigação em epistemologia das Ciências Exatas e Naturais, com especial relevância para os problemas de Aprendizagem/Ensino dos conceitos da ciência química
Unidade de I&D Química-Física Molecular QFMUC