Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Professora Mariette Pereira distinguida com Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pécs

2 fevereiro

A Professora Mariette Pereira, docente do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi distinguida com Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pécs, Hungria.

A Prof. Mariette Pereira obteve o doutoramento em Química Orgânica pela Universidade de Coimbra (UC), em 1992, e foi Investigadora Assistente na Universidade de Liverpool, em 1993, e na Universidade Autónoma de Barcelona, entre 1997 e 1998. Até 2015 dirigiu o Laboratório de Investigação Química da Luzitin Lda, uma spin-off farmacêutica. Atualmente é Professora Catedrática da UC e tem mantido laços estreitos com a Universidade de Pécs.

Mariette Pereira desenvolve investigação para o desenvolvimento de catalisadores assimétricos e também de sensibilizadores baseados em macrociclos tetrapirrólicos para aplicações em Biomedicina e catálise ambiental. Até ao momento, já publicou mais de duas centenas de artigos em revistas internacionais, três livros e 25 capítulos de livros e participou em 6 patentes mundiais. Em 2022, foi distinguida com o Prémio Tremplin-Mariano Gago, pela Academia Francesa das Ciências.