Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prémio Português para a Melhor Tese de Doutoramento em Química Orgânica de 2023

4 fevereiro
Atribuição de Prémio para a Melhor Tese de Doutoramento em Química Orgânica - 2023
Atribuição de Prémio para a Melhor Tese de Doutoramento em Química Orgânica - 2023

Pedro Brandão recebeu "Prémio Português para a Melhor Tese de Doutoramento em Química Orgânica de 2023". O Pedro realizou o seu doutoramento em Química, especialidade de catálise e sustentabilidade no Departamento de Química da UC, orientado pela Prof. Marta Piñeiro e coorientado pelos professores Anthony Burke (UC) e Maxim L. Kuznetsov (IST). O trabalho desenvolvido centrou-se na síntese catalítica e sustentável de novos derivados de oxindole bioativos utilizando reações multicomponentes.

Adicionalmente, a comissão científica atribuiu uma menção honrosa ao Américo Alves, cujo trabalho de Doutoramento também foi desenvolvido no Departamento de Química sob a orientação da Prof. Teresa Pinho e Melo e coorientada pelos Professores Nuno Taveira (Egas-Moniz) e Miguel Prudêncio (IMM, UL).  O trabalho desenvolvido centrou-se na síntese de novas espiro-lactamas como novos agentes antimicrobianos.

O Prémio foi atribuído pela Divisão de Química Orgânica da Sociedade Portuguesa de Química e foi entregue no 15º Encontro Nacional de Química Orgânica (15ENQO) e do 8º Encontro Nacional de Química Medicinal (8ENQT), que teve lugar de 22 a 24 de janeiro de 2024 na Universidade do Algarve - Campus de Gambelas. Este prémio visa reconhecer o mérito científico de doutoramentos realizados maioritariamente em instituições nacionais, destinando-se a recém-doutorados, e sendo atribuído com base no trabalho desenvolvido durante o doutoramento realizado na área da química orgânica.