Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

NOVO: Projeto "UAS4LITTER"

Título: "Mapeamento do lixo marinho com drones low-cost

oceanlitter

Entidade financiadoraFCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia)

Investigador Responsável: Gil Gonçalves /Co-Investigador Responsável:Ana Filipa da Silva Bessa

Equipa de investigação: Ana Filipa Bessa (UC&UC-MARE); Gil Gonçalves (UC&INESCCoimbra); Luísa Gonçalves (IPL&INESC-Coimbra) Paula Sobral (UNL&NOVA.ID-MARE)

Datas de início-fim: 04/10/2018 - 03/10/2021

Sumário: A quantidade de Lixo Marinho (LM) no ambiente marinho está a crescer de exponencialmente e mais de 80% é constituído por detritos plásticos. Estudos recentes estimam que mais de 5 milhões de toneladas poderão entrar no oceano e em áreas costeiras como detritos marinhos. Deste modo, compreender os níveis de poluição marinha a fim de atenuar esta ameaça global tem sido um dos principais temas das Agências Europeias que necessitam de analisar de forma urgente. Os métodos tradicionais usados na monitorização de lixo marinho em zonas costeiras baseiam-se em contagens visuais (censos) em áreas limitadas (transetos de 100m), que consome demasiado tempo e não é eficiente em áreas com maior cobertura. Nesse contexto, os UAS (sistemas aéreos pilotados de forma remota, vulgarmente conhecidos como sistema drones) oferecem novas oportunidades para a investigação e monitorização ambiental, oferecendo uma plataforma aérea de baixo custo e alta eficiência para a detecção, busca e inspeção autónoma de lixo marinho em áreas costeiras.

O principal objetivo do projeto UAS4Litter é focado no desenvolvimento de um sistema integrado de baixo custo (software e hardware) baseado em UAS para o mapeamento de lixo marinho. A área alvo de desenvolvimento e teste será no centro de Portugal Continental (Figueira da Foz, em três praias arenosas com níveis distintos de poluição marinha e pressões de urbanização). Duas potenciais soluções serão testadas em termos de relação entre o mapeamento/desempenho, autonomia/preço dos sistemas UAS. O projeto irá fornecer uma abordagem integrada para o desenvolvimento de novas ferramentas e métodos para avaliar os níveis de contaminação marinha em zonas costeiras, com o objectivo de reduzir o tempo de procura, monitorização e recolha de lixo marinho.

O projeto prestará especial atenção à transferência de conhecimento e à divulgação dos resultados para toda a comunidade, incluindo as partes interessadas, os cientistas, as empresas, as administrações públicas e a sociedade civil. As descobertas do projeto UAS4Litter serão traduzidas em orientações práticas para o mapeamento e monitorização de lixo marinho em zonas costeiras para uma ampla gama de usuários finais, que é crucial para a mitigação da poluição pelo lixo marinho.