Os caminhos do Século XXI – A observação da Terra e a Informação Geoespacial

Dia 13 de março de 2019 (10h - 12h30, 14h - 17h) Sala Pedro Nunes - Departamento de Matemática / Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade de Coimbra
7 fevereiro

Conferência integrada na 21ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra - Caminhos - dedicada à comemoração dos 500 anos da primeira viagem marítima à volta do mundo comandada por Fernão de Magalhães

No tempo de Fernão de Magalhães a informação geográfica era escassa e preciosa para a descoberta do planeta. Passados 500 anos, a importância da informação com localização associada não diminuiu. Pelo contrário, é cada vez mais utilizada para as mais diversas atividades, desde a procura de um restaurante até à monitorização de mercadorias, eventos, animais e até pessoas. As tecnológicas existentes permitem recolher, processar, analisar e disponibilizar uma grande diversidade de informação geoespacial, recorrendo, por exemplo, a dados recolhidos por satélites, drones ou os smartphones que todos usamos. A evolução destas tecnologias continua a grande velocidade, caminhando-se para a criação de sistemas de informação geoespacial que permitam gerir, por exemplo, cidades inteligentes ou eventos em tempo real.

Nesta conferência serão apresentados ao público, por empresas, instituições e investigadores, trabalhos em desenvolvimento e projetos previstos para o futuro próximo envolvendo informação geoespacial. Haverá oportunidade para a discussão aberta sobre as oportunidades e desafios para as próximas décadas.

Público alvo: Público em Geral

Entrada gratuita mas inscrição obrigatória em: http://depgeotur.uc.pt/caminhosxxi/

(Número de lugares limitado)

Programa provisório:

10h: Abertura

10h15: Artescan (João Boavida: Projectos de Engenharia com Sistemas Móveis de Mapeamento)

10h45: Space Layer Technologies (Pedro Caridade: A informação geoespacial para a monitorização ambiental)

11h15: Pausa para café

11h30: AeriSurvey (Nuno Santos: Drones e engenharia - mapeamento, monitorização e inspeção)

12h: iClio (Miguel Monteiro: Soluções tecnológicas para um mundo sustentável - Technological Solutions for a Sustainable World)

12h30: Almoço

14h00: ESRI Portugal (Rui Santos: Da viagem de Fernão de Magalhães às tendências actuais em SIG – alguns exemplos)