Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Rede Diplomacia de Sustentabilidade Ambiental

Rede Diplomacia de Sustentabilidade Ambiental Membros da Rede Realizações Científicas

français

español

    As questões ambientais são fontes de conflitos graves entre pessoas, comunidades, regiões e países. A dispersão normativa no ordenamento jurídico ambiental dificulta a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Essa realidade faz emergir um campo de atuação peculiar e crescente evidenciando um contexto societal e geopolítico desafiador para a cooperação e colaboração.

    A necessidade de reação às mudanças climáticas, de proteção da biodiversidade, de e uso compartilhado, sustentável e equitativo dos recursos naturais, exige uma governança ambiental a diferentes níveis - local, nacional, regional e internacional envolvendo todos os setores – desde os cidadãos aos governos desde os agentes econômicos à sociedade civil organizada no terceiro setor. É neste contexto, que surge a diplomacia ambiental com vista à sustentabilidade. O desenho jurídico da diplomacia ambiental em sentido amplo encontra desafios no tocante à identificação do seu objeto, metodologia, atores envolvidos, instrumentos de implementação e mecanismos de aferição.

    logoDiplomaciaAmbiental