Investigação

Call for Papers sobre Migrações, direitos humanos e cidadania aberto

01 agosto, 2022≈ 3 mins de leitura

Está aberto o call for papers para o Colóquio/Workshop Migrações, direitos humanos e cidadania até dia 10 de outubro de 2022. Os resumos de propostas de comunicação, de 300 palavras no máximo, deverão ser enviados para mhrc@ij.uc.pt. A decisão sobre as participações será tomada até 15 de outubro. Os idiomas de trabalho serão: inglês, português, espanhol, francês e italiano. Os trabalhos selecionados e recebidos até 30 de Novembro serão publicados em livro. As orientações editoriais serão comunicadas atempadamente.

Os temas a serem considerados relacionam-se sobretudo com o questionamento do papel da tolerância perante a multiculturalidade e interculturalidade sociais, culturais e políticas resultantes das migrações e os respetivos tratamentos jurídicos e político-sociais. Neste enquadramento, propõe-se sobretudo uma abordagem interdisciplinar com duas grandes dimensões: 1) Análise jurídica das migrações e dos respetivos mecanismos de acolhimento de migrantes; 2) Análise social e política das migrações no acesso a medidas de apoio e proteção social que garantam a efetiva integração. Os principais objetivos do colóquio/workshop serão, portanto: a) a análise e exposição crítico- reflexiva de diferentes sentidos sociais, políticos e jurídicos de migração, tolerância e cidadania assumidos nas atuais sociedades, multiculturais e complexas; b) a proposta de medidas de resolução de problemas práticos identificados no âmbito da admissão de migrantes em Portugal enquanto país de acolhimento no conjunto da União Europeia.

A organização pretende realizar o workshop em formato híbrido (presencial e online). O valor da inscrição para comunicações aceites é de 30€ (para profissionais) e 20€ (para estudantes, incluindo doutorandos).

O Call for Papers completo encontra-se disponível para consulta aqui.

Partilhe