Eventos

Convite para apresentação de comunicações - Diplomacia de Sustentabilidade

19 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Está aberta a chamada para a apresentação de trabalhos para o evento "Diplomacia de Sustentabilidade", que terá lugar entre os dias 21 e 24 de novembro. Os resumos até 500 palavras e 5 palavras-chave poderão ser enviados até ao dia 12 de Novembro de 2022 em língua portuguesa ou inglesa para o e-mail diplomaciacientifica2022@gmail.com . O call for papers completo pode ser consultado aqui.

O progresso científico coloca cada vez mais problemas éticos, tanto quanto ao objeto e métodos de investigação, como na exploração dos resultados, contribuindo frequentemente para aumentar as disparidades entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Assim, a diplomacia científica e tecnológica é essencial para dar substância à postura ética que apela à partilha de dados e conhecimentos, a fim de reduzir as desigualdades e contribuir para a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

O objetivo destas Jornadas é discutir o papel, métodos e limites éticos da diplomacia científica e tecnológica no sentido mais amplo: os processos de produção de conhecimento científico justificados por ambições de influência política, cultural, geoestratégica ou económica; os processos de ocultação ou transparência de experiências ou descobertas científicas; os processos de divulgação ativa de ciência e tecnologia sob a forma de parcerias, transferências de tecnologia, ajuda humanitária, etc. Os desafios éticos e os objetivos jurídicos são o tema principal, porque a diplomacia científica e tecnológica visa responder a exigências de justiça na redução das desigualdades sociais e ambientais num contexto internacional através do progresso científico e tecnológico.

Mais informações na página da Rede Diplomacia de Sustentabilidade Ambiental ou na página do evento.

Partilhe