Curso online gratuito sobre literacia ambiental e justiça climática é lançado no IJ

07 novembro, 2025 ≈ 2 mins de leitura

O curso online gratuito "Environmental literacy and empowerment for climate justice" é um MOOC (Massive Open Online Course) que pretende capacitar estudantes universitários em literacia ambiental e justiça climática.

Oferecido integralmente em inglês, o curso é coordenado pela equipa do IJ no projeto ELCRA e tem uma carga horária total de cerca de 15 horas, em formato assíncrono, permitindo que cada participante defina o seu próprio ritmo de aprendizagem. Esta flexibilidade torna-o ideal para conciliar com os compromissos académicos e pessoais. Ao concluir o curso, os participantes recebem um certificado de participação.

O Projeto ELCRA é um projeto financiado pelo programa ERASMUS+, que visa compreender as atitudes e as opiniões dos/as estudantes universitários/as sobre questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental e o combate às alterações climáticas, estudando o fenómeno da participação juvenil em movimentos de ativismo ambiental como medida preventiva contra fenómenos de radicalização que podem conduzir à violência.

A equipa do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra é coordenada por Alexandra Aragão e composta por Dulce Lopes, Sónia Fidalgo, Fernando Borges, Marta Graça, Maria Paixão e Patrícia Moura e Sá (FEUC).

O curso já está disponível na página do ELCRA e pode ser acedido através do seguinte endereço: https://lms.elcraproject.eu/