/ Projetos de Investigação

Addressing gaps in the implementation and management of alternatives to imprisonment and post-release support during the COVID-19 global pandemic

Em articulação com o projeto PRI ALT EUR, o Instituto Jurídico, em parceria com a Penal Reform International e o Hungarian Helsinki Committee, desenvolveu um projeto de investigação que visou analisar o impacto da pandemia de covid-19 na execução das penas alternativas à prisão, na preparação dos reclusos para a liberdade e, em geral, no funcionamento dos serviços de reinserção social.

Sobre o Projeto

Este projeto teve o apoio financeiro da Fondation Internationale Pénale et Pénitentiaire (FIPP).

A investigação sobre o tema foi feita em quatro países: Portugal, Hungria, Geórgia e Quirguistão.

Além da investigação sobre a questão em Portugal, a UC elaborou um estudo comparativo sumário sobre a questão, abrangendo os Estados-Membros da União Europeia.

O projeto teve como objetivo último identificar aspetos que permitam tornar o sistema mais resiliente a futuras outras situações de crise e mais adaptativo às necessidades de pessoas em situação de especial vulnerabilidade.

O projeto decorreu ao longo do ano de 2021. O evento final de apresentação dos resultados do projeto teve lugar em janeiro de 2022, em formato virtual.

Equipa de Investigação UC


Prof. Doutora Anabela Miranda Rodrigues | Investigadora Responsável

Prof. Doutora Maria João Antunes | Investigadora

Prof. Doutora Sónia Fidalgo | Investigadora

Doutora Inês Horta Pinto | Investigadora

Mestre Karla Tayumi Ishiy | Investigadora colaboradora, contratada para o projeto

Resultados do Projeto

Foram elaborados relatórios nacionais para cada país envolvido. Além disso, o IJ elaborou um estudo comparativo abrangendo os Estados-Membros da UE

Informação sobre este projeto está também disponível na página da Penal Reform International.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO