Destaque
Sobre o Projeto
O Projeto DIA MUNDIAL DAS CIDADES - Direito de Cidadania e Cultura é promovido pelo Instituto Jurídico e Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra com a colaboração do CAUS-Colégio das Artes, FCTUC-DARQ, CES, FLUC-CIECUC, FPCEUC-CEISXX (unidades orgânicas e centros de investigação da Universidade de Coimbra).
O Programa decorrerá de 30 de setembro de 2022 a 20 de janeiro de 2023 e do qual se destaca o concurso “Direito à minha Cidade” (ver Regulamento), que terá uma componente de expressão artística e de reflexão sobre a cidade a partir de temas investigados na UC e da perspetiva e imaginário dos jovens envolvidos.
Siga-nos no Facebook.
Entrevista à coordenadora do Projeto, Cristina Perestrelo, aqui.
O Dia Mundial das Cidades, celebrado a 31 de outubro pela UNESCO, é o mote para a dinamização do programa de atividades. Circunscrito à região de Coimbra, uma das mais de 500 cidades mundiais que integram a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), o programa de atividades tem por base a comemoração do Dia Mundial das Cidades, pretendendo dar destaque à regeneração urbana, enquanto política que visa reduzir as desigualdades e a pobreza e, deste modo, potenciar coesão territorial e social.
Programa Geral
30 setembro | 10h00 “Direito à minha Cidade”
- Apresentação do projeto Dia Mundial da Cidades – Direito de Cidadania e Cultura
- Reunião aberta às escolas (3º ciclo e Secundário)
31 outubro | Caminhada pela Alta de Coimbra – (re)descobrir a minha Cidade | Inscrição aqui
Outubro/Novembro | Conversas na Escola
- 27 outubro | 10h20 - 11h15 - "A arte como acontecimento da cidade" (Pedro Pousada) - Escola anfitriã – Escola EB2,3 Rainha Santa Isabel
- 15 novembro | 10h30-12h00 - “Que direitos na cidade?” (Fernanda Paula Oliveira) - Escola anfitriã – Escola Secundária D. Duarte
- 17 novembro (Sessão Gravada) - “A escola enquanto cidade” (Gonçalo Canto Moniz e Carolina Coelho)
- 21 novembro | 10h15 - 11h10 - “A Universidade da Cidade e da UNESCO” (Milton Pacheco)
Para participação online, inscreva-se aqui.
Dezembro
Inscrições abertas às escolas para o Concurso Direito à minha Cidade - Construção das obras de arte com apoio de equipa de Mentores da UC
28 de fevereiro | Exposição
- Inauguração da Exposição
- Conferência para apresentação das obras
28 de fevereiro a 31 de março | Exposição “Direito à minha Cidade”
Exposição aberta ao público no Colégio da Trindade
31 de março
- Entrega de prémios e encerramento da exposição
Coordenação
FDUC/ Instituto Jurídico
FDUC/Instituto Jurídico
Comissão Científica
FCTUC-DARQ/CES
FDUC - IJ
Universidade de Aveiro
FPCEUC-CEIS20
DArq/FCTUC- Colégio das Artes
FLUC – doutorando em História de Arte