Boaventura de Sousa Santos | Aulas Magistrais 2020

Boaventura de Sousa Santos
© FEUC

Entre março e junho de 2020, realizam-se as Aulas Magistrais de Boaventura de Sousa Santos.

Aula 1 – 27 de março de 2020, 16h00
Entre a utopia e a miopia

Aula 2 – 3 de abril de 2020, 16h00
O colonialismo do século XXI

Aula 3 – 30 de abril de 2020, 16h00
O marxismo do século XXI

Aula 4 – 8 de maio 2020, 16h00
O tempo: reversão, aceleração, desaceleração

Aula 5 – 19 de junho 2020, 16h00
Construindo ciências sociais interculturais

NOTA:
No contexto da pandemia de COVID-19, estando as Aula Magistrais a ser ministradas em plataforma digital, o podcast de cada uma será disponibilizado no Canal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no YouTube na semana seguinte à realização de cada uma.

Nota biográfica
Boaventura de Sousa Santos é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. Dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.
É diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.
Temas de pesquisa: Epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos.
Os seus livros têm sido publicados em português, inglês, italiano, espanhol, alemão, francês e chinês.