Epistemologias de terreiros e processos de criação cénica: uma pesquisa acerca das sabedorias ancestrais

7 fevereiro
 CES
© UC

Oficina

Daniela Beny (Universidade Federal da Bahia)

7 de fevereiro de 2022, 15h00-17h00 (GMT)

Evento em formato digital

Comentário: Sara Araújo (CES/FEUC)

Apresentação

Esta oficina final de estágio doutoral foi desenvolvida com base nas investigações de mestrado e doutoramento de Daniela Beny, e é parte das atividades do estágio doutoral durante sua estadia no CES/UC. Aqui pretendemos partilhar com os/as participantes como os conhecimentos tradicionais das comunidades afro-religiosas brasileiras – os terreiros de Candomblé e de Umbanda – se tornam potencializadores dos processos de criação cénica com base na cosmologia, filosofia, estética e poética a partir da oralidade e da transmissão de conhecimento tendo como base as experiências corporificadas.

- Partilhar com os/as participantes abordagens de pesquisa;

- Apresentar aos/às participantes autores/as brasileiros/as que dialogam diretamente com as Epistemologias do Sul;

- Propor diálogos entre Brasil e Portugal, assim como com a comunidade acadêmica de outros países que integram as atividades do CES, sobre a pesquisa acadêmica no campo das artes e das culturas tradicionais afro-brasileiras.

Notas biográficas

Daniela Beny é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BR), doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (BR) e doutoranda visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (PT).

Sara Araújo é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professora auxiliar convidada na Faculdade de Economia da mesma universidade. Doutorou-se em "Direito, Justiça e Cidadania no século XXI", com uma tese sobre pluralismo jurídico e Epistemologias do Sul. É cocoordeadora do Programa de Doutoramento em "Sociology of the State, law and justice" e da Escola de Verão das Epistemologias do Sul. Fez parte da equipa de coordenação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos Lições Imprevistas (B. S. Santos ERC Advanced Grant), hoje transformado em Programa de Investigação em Epistemologias do Sul.

_______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.

ID: 834 1758 9522 | Senha: 240525