Jean Monnet Lecture | Regional Multilateralism under attack

6 julho
Monica Herz

No dia 6 de julho, às 16h30m realiza-se um seminário, através da plataforma Zoom, no âmbito do Centro de Excelência Jean Monnet.

Monica Herz, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) | Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro (PUC-Rio), é a oradora convidada deste seminário que abordará o tema “Regional Multilateralism under attack”.

Link de acesso ao seminário: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97901959950?pwd=Zmo3V1hzVE1kbXNlaCtDOEl2dmVjdz09

O Centro de Excelência Jean Monnet é um dos Programas Jean Monnet  criados pela Comissão Europeia  e destinados a promover a valorização do ensino superior e a investigação científica de alto nível em matéria de integração europeia em qualquer parte do mundo.  Entre os Programas Jean Monnet ele é o mais exigente e, por isso, o mais difícil de ser obtido. É outorgado por concurso público de âmbito mundial. É atribuído a uma Universidade no seu conjunto, embora a candidatura possa ser apresentada por uma ou mais Faculdades ou por um ou mais Titulares de uma Cátedra Jean Monnet. Deste grau de exigência resulta que o Centro de Excelência só é concedido a Universidades de mérito já comprovado em matéria de integração europeia e que na respetiva candidatura demonstrem possuir capacidade e condições, designadamente a nível de meios humanos e científicos, para merecer essa distinção. Na sua atribuição é privilegiado o carácter pluridisciplinar do Centro.

O Centro de Excelência da Universidade de Coimbra foi-lhe concedido através de uma candidatura sob o tema geral PRONE - Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours, apresentada pela sua Faculdade de Economia e tendo como sua Coordenadora Académica a Professora Doutora Maria Raquel Freire, Professora Associada com Agregação da FEUC e Titular de uma Cátedra Jean Monnet. O Centro de Excelência irá envolver, ainda, Professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.