Economia, democracia y solidaridad. Desafios actuales

11 novembro
Jean-Louis Laville

Nas sociedades democráticas contemporâneas a economia tornou-se um mundo à parte, dominado por grupos de interesses e modalidades organizativas fechados às exigências democráticas da participação e do escrutínio público. E, no entanto, persistem ou reemergem por toda a parte, embora frequentemente invisibilizadas, iniciativas económicas que escapam ao domínio deste mundo auto-regulado. Estas iniciativas podem ajudar a ampliar as margens do espaço público contrariando o domínio de uma economia que despreza a democracia e a solidariedade.

11 de novembro de 2019, Faculdade de Economia de Coimbra, Sala Keynes

Organizada pelo Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL CES) e pela Associação Portuguesa de Economia Política (Núcleo da Região Centro)

Programa
14:00 - Conferência de Jean-Louis Laville: Economía, democracia y solidaridad. Desafíos actuales
15:15 - Comentários de João Rodrigues (FEUC) e Pedro Hespanha (CES), seguidos de debate
16:15 - Apresentação do livro “Theory of Social Enterprise and Pluralism: social movements, solidarity economy and the global south” com a presença dos coordenadores Philippe Eynaud (IAE, Paris I), Jean-Louis Laville (CNAM) e Luciane Lucas dos Santos (CES)
17:00 – Encerramento

Jean-Louis Laville, economista e sociólogo, é professor catedrático do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), coordenador europeu do Instituto Karl Polanyi de Economia Política, membro fundador e secretário geral da rede europeia EMES e da Rede de Pesquisadores Latino-Americanos sobre Economia Social e Solidária (RILESS). É ainda diretor de investigação no Collège d'Etudes Mondiales de Paris onde coordena um programa de investigação sobre Democracia e Economia Plurais. Dirige várias coleções de livros em França - Sociologie Economique, Solidarité et Société e Poiesis & Praxis - e é um dos membros do corpo editorial do Dicionário Internacional da Outra Economia, publicado em Portugal, em 2009, pela coleção CES-Almedina.

Philippe Eynaud, doutor em ciências de gestão,  é professor da Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne e pesquisador no GREGOR (Groupe de Recherche en Gestion des Organisations) sobre os temas da inovação social, governação sem fins lucrativos, estratégia das ONGs na Internet, economia solidária e novas formas de solidariedade. Ele é membro do conselho editorial da revista francesa “Politiques et management public” e membro do Labex (“Laboratório de excelência” concedido pelo governo) chamado “SITES” sobre ciências, inovações e técnicas na sociedade.